Arquivo de Agosto 2013

  • Postado por editora em Atualidades, Eventos, Promoções em 29/08/2013 - 10:20

    A Editora FGV quer te encontrar na Bienal do Livro.

    Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para participar dos sorteios de ingressos para a Bienal.

    Lembre-se de separar um livro usado (ou quantos quiser), em bom estado, para doar ao Movimento do Bem da Editora FGV. Essa doação vai garantir 20% de desconto nas compras em nosso estande.

    Para fazer parte desta promoção, basta entregar seu livro no momento da compra!

    Todo o material recebido durante a Bienal será enviado a instituições e ONGs, promovendo a leitura e o conhecimento através dessa simples ação.

    Contamos com sua participação nesse movimento e te esperamos lá!

     

    Pavilhão Verde | Rua N 09 |  Confira a localização pelo QR Code.

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  • Postado por editora em Atualidades, Eventos em 28/08/2013 - 20:09

    Entre os anos de 2003 e 2012 as importações brasileiras de vinhos cresceram de 29,3 para 79,5 milhões de litros (mais de 170%) de acordo com dados da Uvibra e Ibravin. A corrente mundial do comércio de vinhos evoluiu de aproximadamente 7,0 para 10,30 bilhões de litros (mais de 45%) entre 2002 e 2011.

    Estes números do mercado mundial vinícola, associado ao potencial e ao crescimento constante do mercado brasileiro, explicam porque países como Chile, Argentina, Itália, Portugal e França têm investido tanto na divulgação de seus produtos no Brasil.

    As consequências visíveis desta intensa movimentação nos negócios do vinho é a presença de aproximadamente 350 importadoras e cerca de 40.000 rótulos de 32 países hoje disponíveis para o consumidor em lojas especializadas, nos supermercados, nas cartas dos restaurantes, além do avanço do enoturismo.

    Exatamente nesse contexto que o curso Wine Business: o Negócio do Vinho vem preencher uma lacuna existente na formação de empreendedores e profissionais com capacitação específica para atuar nos canais de distribuição, comercialização e divulgação de vinhos, bem como aprimorar conhecimentos que viabilizam o desenvolvimento de novos negócios no setor.

    Conversamos com o coordenador do curso Wine Business: o Negócio do Vinho, Prof, Valdiney Cesário Ferreira, e tivemos acesso a algumas informações especiais. Confira:

    vinhoEste curso tem um foco bastante claro.

    Buscamos profissionais que atuem no negócio do vinho em suas várias etapas:  produção, indústria, comércio e ensino, para formar e auxiliar empreendedores  que desejem atuar de maneira mais profissional e com ampla visão desse mercado, além de pessoas interessadas em adquirir conhecimentos que aumentem sua compreensão sobre a história do vinho, os diferentes tipos e estilos existentes e as melhores relações qualidade-preço.

    O conteúdo é tratado, basicamente, para a gestão de negócios, mas a história do vinho, sua importância na atualidade, a produção, desde a uva até garrafa...... enologia/vinicultura, são pontos importantes abordados neste curso, com uma preocupação em informar sobre a importância e representação do vinho para a sociedade.

    Afinal de contas, são 7000 anos de existência desse produto.

    Saiba mais sobre este curso em FGV Empresarial.

     

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  • Postado por editora em Atualidades, Entrevistas, Eventos em 27/08/2013 - 12:55

    O turismo, uma prática social que se consolida com a modernidade, é apontado como um dos fenômenos mais importantes de nosso tempo, acessível a cada vez mais pessoas ávidas por viajar pelas mais diversas motivações — desfrutar momentos de prazer, realizar negócios, cuidar da saúde ou participar de eventos num lugar distante do habitual.

    Trata-se de um fenômeno histórico complexo que causa impactos na economia, no planejamento e na gestão de localidades, nas condições de mobilidade, nas políticas de preservação ambiental, nas relações de hospitalidade e alteridade.

    A Editora FGV lança o livro História do turismo no Brasil e apresenta, em 15 trabalhos, diversas pesquisas sobre essa história, ilustradas por imagens publicitárias e fotografias de época, com textos que indicam a constituição e os usos turísticos dos destinos e dos atrativos, as políticas públicas de turismo, as formas de operação turística e de publicidade como resultados de processos que apresentam as tensões e contradições da sociedade brasileira e do contexto internacional em diferentes momentos de sua história recente.

     

    Fizemos 3 perguntas a Professor Celso Castro, organizador e coautor desta obra. Confira:

    1. É possível definir um momento que sinalize o início da história do turismo no Brasil?

    Não é tarefa simples, pois depende do que consideramos como sendo "turismo". As definições variam muito. É óbvio que tivemos viajantes que vieram ao Brasil a passeio desde muito cedo, porém considero que o turismo como atividade comercial organizada - isto é, com guias profissionais, hotéis de lazer, agências de viagem, organizações públicas etc. - surge no início do século XX. O livro conta uma boa parte dessa história.

    2. Qual a importância do turismo como prática social num país como o Brasil?

    O turismo internacional para o Brasil nunca foi muito significativo em termos quantitativos, apesar de ter aumentado consistentemente nos últimos anos. A autorrepresentação nacional, no entanto, como a de um país belo e "naturalmente" vocacionado para o turismo sempre foi mais forte. Há que se considerar também o turismo interno, que tem aumentado muito, principalmente com o maior acesso a passagens aéreas e a emergência do que se convencionou chamar de "nova classe média".

    3. Recentemente, notícias sobre ocorrências envolvendo turistas em nosso país (principalmente na cidade do Rio, com explosão de bueiros e casos de estupro) e sobre a onda de manifestações dos últimos meses correram o mundo. Como o senhor analisa a interferência desses acontecimentos na recente história do turismo no Brasil?

    Qualquer evento negativo que apareça na mídia internacional tem um efeito imediato em relação à vinda de turistas estrangeiros - alguns cancelam ou adiam seus planos de viagem. Geralmente é um efeito transitório, mas que pode persistir caso as notícias sejam recorrentes. No caso do Brasil, a imagem externa é predominantemente positiva em termos de destinação turística, ao contrário de países como o Egito, por exemplo, por causa de atentados contra turistas. O maior problema no caso do Brasil é a distância e o custo, que são maiores quando comparados a outros destinos.

     

    O livro 'História do turismo no Brasil' será lançado amanhã, dia 28 de agosto, às 18h30, na Livraria FGV.

     

    turismo

    História do turismo no Brasil

    Organizadores: Celso Castro, Valeria Lima Guimarães e Aline Montenegro Magalhães

    R$52,00

     

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  • Postado por editora em Promoções em 22/08/2013 - 12:33

    O historiador Felipe Magalhães mostra neste livro o sucesso do jogo do bicho nos primeiros tempos, o início e o acirramento da repressão, a ligação com malandros e com grandes empresários cariocas, a oscilação constante entre escândalo e folclore.
    Esta leitura leva o leitor à seara da história social deste e de outros jogos no Rio de Janeiro com zelo, paixão e qualidade invejáveis no autor, com base em depoimentos, trechos de jornais da época, propagandas, textos literários e belas ilustrações.
    Ganhou, leva! O jogo do bicho no Rio de Janeiro (1890-1960) apresenta grande parte da história do Rio de Janeiro, com suas permissões e repressões, que devem refletir até os dias de hoje.

    Um livro repleto de  imagens e textos de época que provocam uma viagem a um Rio de Janeiro ainda Capital Federal, recheado de inovações, divertimentos e contravenção.

    Confira alguns trechos e imagens:

    Tornando-se indecoroso o modo por que vendedores de bilhetes de loteria (sem licença), rifas, bichos etc […] infestam os corredores e mais dependências do edifício da municipalidade, em detrimento às posturas e resoluções municipais, abusando principalmente do local onde deverá haver severa fiscalização; peço vênia para lembrar-vos o alvitre de ser compelido o cidadão porteiro e seus auxiliares a fazer cessar semelhante abuso, empregando os meios a seu alcance, não só por intermédio da força policial que aqui se acha destacada, como ainda pelo agente distrital respectivo, a fim de ser cumprida e respeitada a postura municipal em vigor, principalmente dentro do edifício da municipalidade do Distrito Federal.   AGCRJ, Loterias, códice 46-1-47, fl. 20.

    Bicho 3

    Pobre Hilário! Não merecias os remoques e as graçolas com que te flechou a imprensa… O teu caso é um simples sinal dos tempos, um sintoma. Hoje, no Rio de Janeiro, o jogo é tudo. Não há criados, porque todos os criados passam a comprar bilhetes de bichos. Não há conforto nas casas, A loteria dos sentidos ou os sentidos da loteria porque as famílias gastam todo o dinheiro do mês no elefante ou no cachorro. Ninguém trabalha! Todo mundo joga… Crônica de Olavo Bilac - 1904

    Bicho 2

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Era nos tempos heroicos da boêmia carioca, em que a vida era amável, e havia fome, mas a vítima a suportava contente. Trabalhava-se pouco, sonhava-se muito, e amava-se nem muito, nem pouco. Os cafés formigavam de gente jovial que esperava o almoço e a fortuna sem saber de onde, e as confeitarias eram o quartel-general dos que haviam jogado no bicho. Imprevidência e alegria. Despreocupação e uma grande, profunda, inflexível confiança no Destino e no Acaso. Crônica de Humberto de Campos – 1935

    Bicho 1

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Participe do Facebook e Twitter e concorra a exemplares desse livro!

    capa

     

     

    Ganhou, leva! O jogo do bicho no Rio de Janeiro (1890 - 1960)

    Felipe Magalhães

    Promoção Meio a Meio | R$28 (impresso) e R$20 (eBook)

    Válida apenas em 22/8/2013

    Arquivos:
  • Postado por editora em Atualidades, Eventos em 19/08/2013 - 17:30

    A Bienal do Livro Rio é um dos maiores eventos literários do país.

    Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação e proporciona o grande encontro do público com o astro principal: o livro.

    E claro que a Editora FGV não poderia estar de fora dessa celebração à leitura. Todas as nossas principais obras estarão reunidas em um estande montado especialmente para receber os visitantes da XVI Bienal do Livro.

    Esta é uma ótima oportunidade para conhecer nossos lançamentos, conferir as Coleções FGV Management e FGV de Bolso, encontrar todas as obras publicadas em diversas áreas do conhecimento e acessar todo nosso conteúdo digital, já que, pela primeira vez na Bienal do Rio, os eBooks da Editora FGV estarão à disposição para os interessados terem contato com mais essa forma de leitura.

    Além disso, também pela primeira vez, todos os visitantes que doarem um livro usado ganharão um desconto de 20% nas compras em nosso estande. Essa iniciativa pretende promover a doação de todo o material recebido a instituições e ONGs através de ações do Movimento do Bem da Editora FGV.

    E para completar, todo nosso acervo exposto estará com um desconto especial para professores.

    Curta EditoraFGV  | Siga @EditoraFGV  e concorra a ingressos para a Bienal.

     

    Aproveite a Bienal do Livro!

    Bienal

     

  • Postado por editora em Promoções em 15/08/2013 - 12:52

    Com uma abordagem prática e despojada do excessivo rigor científico das monografias dos programas stricto sensu, este livro auxilia na elaboração de monografias com o desenvolvimento simultâneo de todas as suas etapas.

    A elaboração proposta utiliza os recursos da Internet, principalmente para a pesquisa e o levantamento de dados e, embora ensinar Internet não seja intuito desta obra, as possibilidades deste meio eletrônico são exploradas para agilizar e tornar mais completa a monografia, bem como facilitar a disseminação dos resultados obtidos quando da conclusão do trabalho.

    A proposta metodológica dos autores é a de que, juntando-se as etapas de anteprojeto e as de projeto final, pode-se ganhar tempo e obter uma monografia com mais objetividade e praticidade.

    Como fazer monografia na prática, além de ser um clássico para graduandos e pós-graduandos, está de cara nova e, para melhorar ainda mais, fazendo parte da Promoção Meio a Meio.

    Aproveite o desconto de 50% e participe dos sorteios no Facebook e Twitter.

    promo

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  • Postado por editora em Atualidades, Promoções em 13/08/2013 - 13:51

    Entender de que forma as sociedades usam seus recursos materiais e humanos visando produzir e distribuir bens e serviços é a principal função do economista.
    E para desempenhar essa difícil tarefa, não basta o domínio de estatísticas, números e dados. Compreender a aplicação dessa ciência na sociedade requer múltiplos conhecimentos em áreas como, política, sociologia e história, que tornam esse profissional capaz de desempenhar, de forma consciente, essa função tão necessária ao desenvolvimento de um país e sua população.
    13 de agosto marca o dia desse profissional desde 1951, quando a profissão de economista foi sancionada pelo o presidente Getúlio Vargas.
    Para celebrar essa data, a Editora FGV fez uma seleção especial das obras de Economia e disponibilizou no site com 20% de desconto.
    E como a economia faz parte da vida de todos, a promoção é válida para os profissionais e, claro, para os interessados em compreender um pouco mais desta ciência.

    economica

     Confira os títulos e aproveite a PROMOÇÃO!

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  • Postado por editora em Atualidades, Entrevistas em 12/08/2013 - 13:12

    A folhainvest, caderno do jornal Folha de S. Paulo, publicou hoje matéria e entrevista  sobre o livro A Bolsa no bolso, dos autores Moises e Ilda Spriter.

    Confira:

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    Fonte: Folha de S. Paulo

    A Bolsa no bolso: fundamentos para investimentos em ações - Coleção FGV de Bolso - Série Economia & Gestão

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  • Postado por editora em Atualidades em 09/08/2013 - 11:51

    Desde 1995, a ONU instituiu o dia 9 de agosto para celebrara o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo.

    Com a busca de garantia de melhores condições de vida e aplicação efetiva de seus direitos, como o do resgate de sua cultura e o direito à terra, grupos indígenas iniciaram diversas reuniões em Genebra que deram origem à Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e ao registro desta data de celebração.

    Os impactos sofridos pelos aborígenes e a promoção da manutenção de sua cultura pelo mundo como patrimônio cultural e histórico são outros pontos destacados e defendidos nesta Carta que, apesar de extremamente necessária e importante, ainda não garante a defesa de todos esses direitos.

    O Brasil também fez parte do movimento através de líderes indígenas que se envolveram nesses debates, mas muito ainda precisa ser definido em território nacional.

    Quer conhecer a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas?

    Acesse: http://www.un.org/esa/socdev/unpfii/documents/DRIPS_pt.pdf

    indio

    Aproveite e conheça também alguns títulos da Editora FGV relacionados ao tema:

    Os índios na história do Brasil

    Metamorfoses indígenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro

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  • Postado por editora em Promoções em 08/08/2013 - 13:29

    Em mais uma edição da Promoção Meio a Meio, a Editora FGV apresenta os 'Fundamentos do gerenciamento de projetos'.

    Confira um trecho da introdução deste livro.

    Embora aparentemente o tema gerenciamento de projetos seja relativamente recente, estudos nos mostram que ele vem sendo estudado há muitos anos, e todo este conhecimento acumulado permitiu sua evolução com precisão.

    O conceito de gerenciamento de projetos não tinha sido utilizado como um conceito isolado até o lançamento do satélite Sputnik, pela União Soviética, no auge da Guerra Fria.

    No final da década de 1950, período marcado pelo esforço da Guerra Fria, muitos projetos militares de grande porte liderados pelo governo dos EUA demandavam a formulação de um novo tipo de organização de projetos e o desenvolvimento de ferramentas específicas para seu planejamento e controle.

    Após ser surpreendido pelos soviéticos, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos decidiu investir no desenvolvimento de novas técnicas e ferramentas destinadas a acelerar a implementação de projetos militares. Este esforço foi determinante no desenvolvimento do program evaluation and review technique (Pert), utilizado na construção do míssil nuclear

    Polaris, para submarinos. Este projeto, em 1957, precisou lidar com cerca de 9 mil fornecedores, e o seu cronograma continha mais de 70 mil tarefas estabelecidas.

    gerenciamento

     

    Especialmente nesta edição, a Promoção Meio a Meio vai sortear, no Facebook e Twitter, exemplares do livro impresso.

    Aproveite a promoção e participe dos sorteios!

     

    Fundamentos do gerenciamento de projetos

    Coleção FGV Management - Série Gerenciamento de Projetos

    André Bittencourt Do Valle, Carlos Alberto Pereira Soares, José Finocchio Junior, Lincoln De Souza Firmino Da Silva

    Promoção Meio a Meio – R$13,50 (impresso) e R$9,50 (eBook)

     

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