Arquivo de Setembro 2013

  • Postado por editora em Atualidades, Entrevistas em 30/09/2013 - 14:14

    A Editora FGV lança o primeiro livro da 'Série Comércio exterior e negócios internacionais' das Publicações FGV Management.

    O Evento será hoje, 31 de outubro, às 19h30, na Saraiva Shopping Ibirapuera - Av. Ibirapuera, 3103 - Piso Moema | Moema | SP

    Gestão de operações de câmbio aborda, entre outros tópicos, o processo de pagamento e recebimento internacionais decorrentes de operações comerciais e de capitais e seus diversos aspectos como: taxa de câmbio, contrato de câmbio, evolução do mercado cambial brasileiro, o papel dos bancos e seus correspondentes, as modalidades de transferência entre os países, os métodos de pagamento utilizados no comércio exterior, os financiamentos às exportações e importações brasileiras e os capitais internacionais.

    Estudantes e profissionais que atuam na área de negócios internacionais serão os grandes beneficiados com esta obra, que tem como objetivo prestar o auxílio necessário para que esses leitores possam gerir e conduzir com segurança e eficiência seus compromissos financeiros com o exterior.

    Gestão de operações de cambio - rev02-P.cdr

    Fizemos 3 perguntas aos autores deste livro. Confira a seguir:

    1.    O que define uma moeda forte no mercado cambial?

    A moeda forte ou conversível é aquela que tem livre aceitação nas transações entre os diversos países e que os bancos mantêm em suas contas internacionais.

    2.   Com as atuais oscilações na taxa de câmbio, quais os principais riscos nas operações de comércio exterior?

    A dificuldade no planejamento das operações de comércio exterior, a incerteza e volatilidade da moeda, que podem acarretar prejuízos tanto para exportadores quanto para importadores.

    3.   Quais os principais fatores que determinam a taxa de câmbio?

    A taxa de câmbio é definida por diversos fatores conjunturais e estruturais, assim como pela lei da oferta e da procura por moeda estrangeira e também pela expectativa dos agentes econômicos.

     

    Leia um trecho da introdução:

    O fluxo de comércio exterior é essencial para o desenvolvimento do país, pois contribui com o processo de inovação das empresas, de criação de empregos e para a relevante e fundamental constituição de reservas internacionais. No passado, a indústria nacional era protegida por barreiras. Existia uma grande dificuldade para importar e os produtos brasileiros não possuíam competitividade no exterior.

    Mas essa realidade mudou drasticamente nos últimos anos, exigindo profissionais capacitados para atuar com eficiência no dinâmico mercado de comércio exterior. Em 2011, mais de 42 mil empresas brasileiras compraram mercadorias do exterior, totalizando um volume de US$ 226 bilhões. E mais de 19 mil empresas brasileiras exportaram, somando US$ 256 bilhões.

    Para realizar uma operação de comércio exterior, uma empresa deve observar uma série de procedimentos, começando pela definição e classificação do produto e análise da existência de acordos de preferência tarifária que possam reduzir o impacto fiscal na sua comercialização. Deve também negociar a modalidade de transporte mais adequada para a quantidade, embalagem, peso líquido e bruto da mercadoria, além de definir o Incoterm mais vantajoso para aquele tipo de operação e providenciar todos os documentos internacionais exigidos nos países de origem e de destino da mercadoria.

    Além de todo o processo administrativo e aduaneiro envolvido numa operação de comércio exterior, a empresa deve incluir em sua análise algumas variáveis adicionais sobre o pagamento e/ou recebimento da operação efetuada. Ao realizarem operações internacionais, as empresas brasileiras negociam em outras moedas, principalmente aquelas consideradas fortes, como dólar americano (Estados Unidos), euro (Comunidade Europeia), libra esterlina (Inglaterra), yen (Japão) entre outras. Surgem então diversos desafios...

    Gestão de operações de câmbio

    Publicações FGV Management | Série Comércio exterior e negócios internacionais (em produção)

    Autores: Shirley Yurica Kanamori Atsumi, Alexsandra Oliveira Bertolla, Gustavo Paiva Iamin, Marcelo Ferreira Lima

    168 páginas

    R$27 - impresso

    Em breve versão eBook

  • Postado por editora em Atualidades em 27/09/2013 - 14:31

    A mais nova Série das Publicações FGV Management, Gestão estratégica e econômica de negócios, ganha destaque com o sorteio da coleção completa em nossas redes sociais - Facebook e Twitter - na ação Pós-Bienal.

    GEEN

     

    Cada um dos 11 livros que compõem esta série foram escritos por professores da FGV. Confira os títulos:

     

       Cenários econômicos e tendências                                Economia aplicada: empresas e negócios

     Empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios                     Gestão da cadeia de suprimentos

                  Gestão de negócios sustentáveis                             Gestão e planejamento de marketing

       Gestão estratégica de empresas                                            Gestão estratégica de vendas

    Liderança e gestão de pessoas em ambientes competitivos                         Orçamento empresarial 

                                                                                         Plano de negócios

     

    Os principais temas e conceitos da gestão em negócios são abordados de forma clara, objetiva e funcional,  e todo o conteúdo visa atender a formação de profissionais cada vez mais capacitados para a gestão dos seus negócios.

     

    Aproveite esta ação da Editora FGV e bons negócios!

     

    Ação Pós-Bienal - Sorteio nas redes sociais, com entrega gratuita da coleção completa para os ganhadores

    Série com os 11 livros impressos - R$237,60

    Série com os 11 eBooks - R$167,20

    Arquivos:
  • Postado por editora em Atualidades, Promoções em 23/09/2013 - 13:44

    Conforme prometido para todos aqueles que nos prestigiaram durante a Bienal do Livro do Rio, a Editora FGV inicia uma semana especial de sorteios de livros em suas redes sociais.

    A cada dia desta semana um livro será sorteado no Twitter e no Facebook na ação Pós-Bienal, que também contempla um desconto exclusivo para todos os que compraram e se registraram em nosso estande.

    IMG_8600

    Aproveitamos a oportunidade para informar que já selecionamos a instituição que receberá as doações de livros feitas durante a Bienal através do Movimento do Bem.

    Em breve vamos apresentar o projeto escolhido e suas ações.

     

    Boa sorte nos sorteios e aguarde mais novidades!

  • Postado por editora em Atualidades, Promoções em 19/09/2013 - 13:05

    Será que realmente é fácil 'Ser feliz hoje'?

    Do sucesso nos negócios ao êxito amoroso, não existe nenhum domínio da existência que não possa ser maximizado e posto ao alcance dos leitores por meio de princípios, estratégias e técnicas de fácil assimilação apresentados freneticamente nos inúmeros manuais de autoajuda espalhados e consumidos no mercado.

    Nesta coletânea organizada por João Freire Filho, que parte de diversos pontos de vista e formas de abordagem (da filosofia à psicanálise e aos estudos de comunicação), podemos ter acesso a um interessante e abrangente panorama do tema da felicidade na cultura contemporânea, já que ser feliz (de acordo com critérios midiaticamente estabelecidos) é uma obrigação para a qual todos devemos nos preparar.

    Confira um trecho da introdução:

    Hoje em dia, os ícones, os slogans e os mantras da positividade e do poder do alto-astral se espraiam por cada recanto do mundo on-line e off-line. “Abra a felicidade”, incentiva a mais recente campanha publicitária da Coca-Cola, empenhada em levar os consumidores a compartilharem de sua “visão positiva da vida”. Como um espectro obsessivo, Happy Face — célebre carinha esférica amarela — nos persegue sem trégua, atiçando-nos a emular o seu sorriso rasgado. A representação estilizada do Homo felix contemporâneo fulgura em amigáveis mensagens virtuais e assedia-nos, com impetuosidade, na entrada de lojas e de condomínios monitorados tecnologicamente (Sorria, você está sendo filmado!, uma exortação passível de múltiplas interpretações: a) só quem possui algo a esconder — em outras palavras, não é transparente — pode revelar uma “atitude negativa” perante a vigilância ubíqua; b) devemos ser ostensivamente gratos por toda forma de reconhecimento e registro da nossa existência; c) a tristeza anda sob suspeita, não é de bom-tom ser flagrado, em locais públicos, com o semblante abatido ou com um ar descontente...). Em perfeita sintonia com o ethos do nosso tempo, a propaganda do tênis Penalty apostou no slogan psicologista: “Correr com ele é uma ótima terapia: o estilo eleva a autoestima e o silicon diminui a pressão”. Ortopé, concorrente mirim, propôs à gurizada que assumisse a data de 9 de setembro como o Dia da Felicidade; a mensagem comercial endereçada aos pais recomendava, por sua vez, um resgate da criança interior. Acampanha promocional do sabão em pó Omo seguiu a mesma fórmula, numa mistura diluída de Rousseau, romantismo, psicologia humanista, terapias alternativas e pós-feminismo.

    9788522508365

    Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade

    João Freire Filho

    Promoção Meio a Meio | R$22,5 (impresso) e R$16 (eBook)

    Válida apenas em 19/9/2013

    Aproveite o desconto de 50% e participe dos sorteios no Facebook e Twitter.

    Arquivos:
  • Postado por editora em Promoções em 12/09/2013 - 13:17

    Mais uma semana e mais uma Promoção Meio a Meio.

    Hoje apresentamos  'Os Brics e a Ordem Global'

    Este livro examina as estratégias de política externa de Brasil, Rússia, Índia e China, no período pré África do Sul,  dando atenção especial às suas relações com os Estados Unidos e discutindo as características, estratégias e tensões embutidas no comportamento desses países crescentemente poderosos nas relações internacionais, e abre discussões sobre até onde esses países devem aceitar a ordem liberal globalizada e sobre qual é o espaço para a autonomia nacional diante do caráter cambiante da economia global e o poder hegemônico norte-americano.

    Livro essencial para compreender o início da formação desse bloco que cada vez mais abre caminhos para uma nova realidade mundial.

    BRICSConfira um trecho da introdução:

    Em um sistema internacional dominado pelos Estados Unidos não surpreende que o comportamento (potencial ou real) de importantes países de segunda ordem seja objeto de interesse. Os artigos desta coletânea examinam algumas das reações de Brasil, Rússia, Índia e China à hegemonia norteamericana e ao caráter cambiante da sociedade internacional.
    Neste texto exponho algumas das principais questões sobre as opções de política externa desses países, bem como algumas das principais categorias conceituais e teóricas nas quais podemos enquadrar essas questões.

    Os Brics e a Ordem Global 

    Amrita Narlikar, Andrew Hurrel, Maria Regina Soares de Lima, Matias Spektor, Monica Hirst, Neil Macfarlane, Rosemary Foot

    Coleção FGV de Bolso | Série Entenda o Mundo

    Promoção Meio a Meio – R$10 (impresso) e R$7 (eBook)

     

    Conheça outros títulos da Série Entenda o Mundo, como: Brasil-Estados Unidos: desencontros e afinidades; Geoplítica da África; Ditaduras contemporâneas, entre outros.

     

    Arquivos:
  • Postado por editora em Atualidades, Eventos em 09/09/2013 - 16:40

    A Bienal do Livro foi um sucesso e todos vocês que compareceram nessa grande festa foram os maiores responsáveis por isso.

    Queremos agradecer a todos que visitaram nosso estande, participaram dos nossos sorteios nas redes sociais e doaram livros para a ação do Movimento do Bem.

    Em breve, vamos divulgar a entrega desses livros recebidos que, com certeza, farão a diferença na vida de muitas pessoas, a começar pela vida dos doadores e das nossas aqui, da Editora FGV.

    Estamos preparando uma promoção especial para todos os que nos prestigiaram durante o evento e preencheram o cupom ‘Pós-Bienal’. É só esperar um pouquinho que vocês saberão!

    O maior destaque que tivemos nessa edição foi a participação “viva” dos visitantes que aproveitaram os iPads disponíveis com nossos eBooks e fizeram questão de registrar sua presença tirando fotos nesses dispositivos.

    Ficamos muito orgulhosos em ter essas imagens espontâneas de um momento tão especial como a Bienal e poder compartilhar algumas delas aqui, para os que foram matarem a saudade e os que não foram terem um gostinho do evento.

    Agradecemos a todos e até a Bienal do Rio 2015!

    IMG_8600IMG_8725

    IMG_0045 IMG_0057 IMG_0120  IMG_0203 IMG_0204 IMG_0218 IMG_0269 IMG_0307 IMG_0357 IMG_0361 IMG_0394 IMG_0405 IMG_0532IMG_0199Imagem1

  • Postado por editora em Promoções em 05/09/2013 - 13:09

    Em mais uma edição da Promoção Meio a Meio, a Editora FGV apresenta o livro 'Teoria geral da administração'.

    Esta obra, que faz parte da Coleção FGV Universitária, foi desenvolvida por professores da Fundação Getulio Vargas e é voltada para alunos de cursos de graduação em administração de empresas e economia.

    Confira um trecho da introdução:

    A administração como área sistematizada do conhecimento moderno
    surgiu no início do século XIX para resolver um problema novo que
    se apresentava para a sociedade. Com o advento da Revolução Industrial,
    que propiciou a passagem do sistema rural e feudal de organização social
    da produção para a produção em larga escala, o novo e grande problema
    passou a ser descobrir qual a melhor forma de organizar o trabalho e a produção.
    Para tentar solucioná-lo, estabeleceu-se uma nova maneira de estruturar
    o trabalho e a vida em geral nas sociedades: a organização moderna.
    A organização moderna trouxe novos desafios para a sociedade. Apesar
    de se acreditar que ela seria capaz de fazer os indivíduos alcançarem
    objetivos inatingíveis individualmente, favorecendo o desenvolvimento e
    o enriquecimento social, tornava-se necessário sistematizar o conjunto de
    variáveis que atuava sobre e nesse novo objeto. Tratava-se, pois, de duas
    categorias de saber: uma referente a crenças e valores e outra a um conjunto
    de elementos objetivos.

    Teoria geral da administração - rev02b.cdr

    Especialmente nesta edição, a Promoção Meio a Meio está valendo em nosso site e na Bienal do Livro.

    Passe no estande da Editora FGV e aproveite o desconto de 50%.

    Participe dos sorteios no Facebook e Twitter e concorra a exemplares deste livro.

     

    Teoria geral da administração

    Coleção FGV Universitária

    Marcelo Milano Falcão Vieira, Glauco Da Costa Knopp, Hygino Lima Rolim, Janaina Machado Simões, Leonardo Vasconcelos Cavalier Darbilly

    Promoção Meio a Meio – R$24 (impresso) e R$17 (eBook)

     

    Arquivos:
  • Postado por editora em Atualidades em 03/09/2013 - 13:57

    Organizado pelo professor Luiz Carlos Bresser-Pereira, o livro 'O que esperar do Brasil?' lança o desafio de discutir as dificuldades de um país que, desde o início dos anos de 1990 não alcança a redefinição de uma estratégia nacional de desenvolvimento e parece ter perdido sua ideia de nação.

    A obra analisa a política e o desenvolvimento internos - com discussões sobre novas estratégias para o progresso, mudanças e coalizões de classes no período Lula e oligarquização da política; a dimensão internacional de suas relações - através da ideia de multilateralismo, de comparativos entre atuações da política externa de dois governos e de impactos das guerras cambiais e comerciais; e a atuação econômica do país - com suas oportunidades e riscos, possibilidades de crescimento sustentável, perspectivas de infraestrutura e expectativas do Plano Mais Brasil.

    Confira um trecho da introdução do livro:

    O que esperar do Brasil? Embora todos nós que participamos deste livro queiramos ter uma resposta para essa pergunta, embora todos saibamos, como disse um dos autores, que “o Brasil pode mais”, que a nação brasileira é capaz de alcançar resultados melhores do que aqueles que vem alcançando nos últimos anos, ficamos todos sem saber com a clareza necessária como isso pode acontecer. Desde o início dos anos 2000, depois que o Brasil foi classificado como um dos Brics, ao lado de China, Índia e Rússia, acontece uma coisa curiosa: os estrangeiros passaram a fazer uma avaliação mais otimista do país do que a dos próprios brasileiros. Na verdade, o desempenho econômico do Brasil tem sido muito inferior ao dos outros três países. Mais amplamente, desde 1980 o Brasil vem apresentando taxas de crescimento insatisfatórias, substancialmente menores do que as alcançadas entre 1930 e 1980, e também muito inferiores às obtidas pelos países asiáticos dinâmicos. Em 1994, depois que o Plano Real controlou a alta inflação inercial, muitos supuseram que o país retomaria o desenvolvimento, mas isso não ocorreu. Dez anos depois, quando a elevação dos preços das commodities resultou em certa aceleração do crescimento, outros tantos afirmaram que agora, sim, o Brasil entraria de novo na rota do crescimento sustentado, mas os dados recentes não justificam esse otimismo.

    Luiz Carlos Bresser-Pereira.

    O que esperar do Brasil?

    Organizador: Luiz Carlos Bresser-Pereira

    Autores: André Victor Singer, Brasílio Sallum Jr, Claúdio Gonçalves Couto, Eli Diniz, Emerson Marçal, Fernando de Holanda Barbosa, Geraldo Biasoto Junior, Haroldo Ramanzini Júnior, José Luis Oreiro, Lucas Ferraz, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, Paulo Fernando Fleury, Renato Boschi, Ricardo Carneiro, Rubens BArbosa, Tullo Vigevani e Vera Thorstensen.

    R$75

    Encontre esse livro hoje no estande da Editora FGV na Bienal do Livro

    SF_AF_O_QUE_ESPERAR_DO_BRASIL_5.ai

    Conheça outros títulos que fazem parte desta coletânea:

    Doença holandesa e indústria

    Crise global e o Brasil

    Depois da Crise: a China no centro do mundo?