negócios internacionais

  • Postado por editora em Atualidades, Destaques em 12/01/2015 - 10:59

    Com a publicações de três novos títulos, a Série Comércio exterior e negócios internacionais, das Publicações FGV Management, está completa!

    Os temas regulação, tributação e marketing são abordados de forma clara e objetiva em cada um dos livros, como todos os assuntos tratados nesta série, e pretendem manter os profissionais que atuam nessas áreas sempre atualizados e prontos para as respostas aos desafios do mercado.

    Regulação do comércio internacional trata dos princípios e regras necessários para uma relação mais justa e equilibrada entre países diversos que estejam envolvidos em transações comerciais.
    A busca por melhorias e significativas mudanças no comércio internacional levou à institucionalização do processo com a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC), em 1995, que tem por objetivo defender princípios básicos, elaborar normas padronizadas que induzam à harmonização de regulamentos rumo a um comércio mais justo frente à constante evolução tecnológica e à internacionalização da produção num mundo globalizado.
    Diante dessa regulamentação e das diferenças de cada país envolvido nesse comércio, a obra, dividida em 7 capítulos, apresenta as melhores práticas nesta atuação com textos relacionados ao histórico sobre esse comércio; os princípios fundamentais que norteiam a ação da OMC; os acordos multilaterais administrados por esta Organização; os acordos regionais de comércio, como exceção aos princípios da OMC; as Normas e Procedimentos sobre Solução de Controvérsias, sua abrangência, objetivos e mecanismos para seu acionamento; a defesa comercial e, por fim, o Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio (TBT) e seus desdobramentos.

    Tributação no comércio exterior brasileiro apresenta aos profissionais as possibilidades de maiores garantias em benefícios fiscais e logísticos dos regimes aduaneiros, sempre de acordo com a legislação do Regulamento Aduaneiro, que replica os decretos legislativos, os decretos-lei e as leis, também com amparo em consultas às instruções normativas da Receita Federal do Brasil (RFB), às portarias do Ministério da Fazenda (MF) e às resoluções da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), conforme o tipo de exportação ou importação determinado pelo próprio decreto regulamentador.
    A obra, dividida em quatro capítulos, destaca em seu primeiro texto as formas de controle do Estado brasileiro, nos aspectos fiscal e aduaneiro, em âmbito federal, que incidem sobre as importações e exportações do nosso comércio exterior, a fim de permitir melhor compreensão dos benefícios que existem nos regimes aduaneiros especiais. Os textos contidos nos capítulos seguintes apresentam os regimes especiais atualmente existentes no Brasil, além dos regimes aduaneiros aplicados em áreas especiais.

    Marketing internacional pretende responder a uma pergunta recorrente no mercado sobre a diferença entre o marketing desenvolvido no mercado interno e o marketing internacional.
    Partindo desta questão, o livro apresenta dezenas de conceitos e sintetiza a resposta de uma forma simples e bem clara, definindo o marketing "como um processo de desenvolver produtos ou serviços que atendam às necessidades e aos desejos dos consumidores de uma forma lucrativa para o acionista e de acordo com a legislação e a ética" e, com esta definição, aponta que não há diferença entre os tratamentos doméstico e internacional, pois caberá também ao marketing internacional desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades e aos desejos dos consumidores, como no tratamento interno. A obra é divida em quatro capítulos, onde o primeiro aborda a globalização e seu impacto nas empresas brasileiras, mostrando como o comércio exterior brasileiro tem crescido na última década e as formas iniciais e menos complexas de entrada no mercado internacional. O segundo capítulo examina as estruturas e estratégias mais complexas de internacionalização, mostrando a evolução dos modelos organizacionais e de gestão internacional; evidencia as fontes de informações no comércio internacional no terceiro capítulo e, por fim apresenta as estratégias de marketing mix em nível internacional.

    Confira todos os títulos da Série Comércio exterior e negócios internacionais

  • Postado por editora em Atualidades, Destaques em 10/07/2014 - 12:55

    A Série Comércio exterior e negócios internacionais, das Publicações FGV Management,  acaba de receber mais dois novos títulos.

    Gestão de contratos internacionais e Gestão de logística internacional se unem aos demais títulos já existentes nessa série que aborda as principais regras e estratégias desse mercado.

    O livro Gestão de contratos internacionais tem por objetivo fornecer aos leitores uma visão panorâmica sobre o conceito e as características dos contratos internacionais, discorrendo sobre alguns dos principais tipos desses contratos e apresentando aspectos básicos ligados à responsabilidade das partes e à solução de controvérsias relacionadas com obrigações e contratos internacionais.

    A obra está divida em 7 capítulos. O primeiro faz a distinção entre o direito interno e o direito internacional, discorrendo sobre lex mercatória, tratados e integração regional. O capítulo 2 apresenta o conceito de contrato internacional, fala sobre a formação do contrato, os contratos escritos e os não escritos, os vícios de vontade que podem macular o vínculo contratual. Trata, ainda, da alteração e extinção dos contratos. O terceiro capítulo procura apresentar a questão da responsabilidade civil e trata do descumprimento do contrato e suas consequências. O quarto aborda circunstâncias especiais que podem afetar os contratos – as chamadas situações ou eventos de força maior e hardship. Os capítulos 5 e 6 dividem a análise dos principais tipos de contratos. O primeiro deles trata de compra e venda internacional e outros contratos de alguma forma a ela correlacionados: agência e distribuição, licenciamento de marca, franquia. O capítulo 6 versa sobre a prestação de serviços, os acordos de associação e joint ventures, bem como mútuos e garantias. O sétimo capítulo trata dos conflitos de leis e jurisdição internacionais, examina a questão do foro nos contratos internacionais e, em seguida, discorre sobre o contencioso no exterior e a execução de sentença estrangeira no Brasil, aproveitando para tratar das chamadas formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito internacional (ADR), da arbitragem e da mediação. O crescimento da presença brasileira em atividades internacionais tem gerado maior atenção aos temas ligados ao comércio exterior, e a contratação comercial internacional se apresenta como um dos assuntos a serem levados em consideração quando se analisa tal situação.

    O livro Gestão de logística internacional apresenta alguns dos princípios teóricos, conceitos, ferramentas e exemplos que podem servir de referência para procedimentos logísticos, usualmente executados para dar suporte às operações realizadas no ambiente internacional de negócios. Neste ambiente, observa-se atualmente o deslocamento do eixo de negócios para outros países, com a economia internacional em forte retração, constatando-se concorrência acirrada e crescente protecionismo.

    Ele está dividido em três capítulos. O primeiro conceitua e mostra a evolução da logística, além de cobrir o universo dos negócios internacionais, percorrendo as estratégias de suprimento e de distribuição internacional; dá destaque aos suprimentos na modalidade just-in-time (JIT) e às estratégias de obtenção conhecidas como global sourcing. Além disso, apresenta os modelos de contratos utilizados nas operações de compra e venda internacional e detalha os principais tipos de custos logísticos que incidem sobre essas operações. O segundo capítulo aborda as características das mercadorias que transitam internacionalmente, destacando-se os contêineres – equipamentos que viabilizam o tráfego internacional de produtos industrializados. É também feita uma breve explanação sobre os terminais de embarque e descarga que movimentam essas mercadorias e sobre os operadores logísticos internacionais, que planejam, coordenam e executam essas operações. Além disso, trata do conhecimento de carga e dos seguros no transporte internacional. O terceiro cobre o sistema internacional de transportes, enfocando os principais modais utilizados nas operações de transferência internacional de mercadorias, ou seja, o rodoviário, o ferroviário, o aéreo, o aquaviário, o dutoviário e o multimodal.
    Sem sombra de dúvida, todos os temas tratados neste livro são fundamentais para gerar valor às cadeias internacionais de suprimento, estabelecendo estratégias para o negócio em si, definindo processos operacionais consagrados e demonstrando procedimentos utilizados para reduzir custos. O grande desafio encarado pelos autores foi buscar abranger os conceitos básicos que apoiam as práticas orientadas para a tomada de decisão nas empresas, de qualquer porte, que operam no mercado internacional.

     

    Gestão de contratos internacionais - rev02.cdr

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Gestão de contratos internacionais

    Publicações FGV Management

    Série Comércio exterior e negócios internacionais

    Impresso - R$29

    Ebook - R$21

    gestao de logistica internacional - rev03-P.cdr

    Gestão de logística internacional

    Publicações FGV Management

    Série Comércio exterior e negócios internacionais

    Impresso - R$29

    Ebook - R$21

     

    Confira os demais títulos da Série Comércio exterior e negócios internacionais

     

  • Postado por editora em Atualidades, Destaques em 14/01/2014 - 15:49

    Lançamento das Publicações FGV Management, o livro Economia internacional é mais uma obra que faz parte da nova Série Comércio exterior e negócios internacionais.

    Seu objetivo é oferecer um guia conciso de economia para os atuais e futuros profissionais da área de comércio exterior, que torna-se, cada vez mais, um campo de interesse para estudiosos, profissionais e suas empresas e governo.

    Com o forte crescimento do intercâmbio econômico internacional das últimas décadas, tanto no âmbito comercial quanto no financeiro, o grau de interdependência entre as nações se eleva, bem como a complexidade e a velocidade das trocas mercantis e dos fluxos de capital.

    Essa realidade torna o entendimento da economia internacional ponto fundamental para as negociações com parceiros estrangeiros.

     

    Este livro apresenta esses principais conceitos e ferramentas em 5 capítulos. Confira um trecho da introdução:

    O capítulo 1 é dedicado à discussão de aspectos teóricos e de algumas práticas do comércio exterior. São apresentados os fundamentos da chamada teoria das vantagens comparativas, a qual é contrastada, em seguida, com abordagens alternativas (as novas teorias de comércio) e com algumas práticas comerciais correntes.

    O capítulo 2 apresenta elementos de microeconomia e teoria dos jogos, com diversas aplicações. Juntamente com as teorias de comércio, apresentadas no capítulo anterior, a discussão microeconômica forma a base teórica da disciplina economia internacional.

    No capítulo 3, passamos ao campo da macroeconomia, apresentando e discutindo indicadores relacionados à atividade econômica e à evolução dos preços, os quais nos permitem avaliar de forma comparativa o desempenho dos diversos países em termos de crescimento e inflação.

    O capítulo 4 é dedicado à gestão macroeconômica, isto é, aos mecanismos de que fazem uso os governos para promover a estabilidade e o crescimento, com destaque para as chamadas políticas fiscal e monetária.

    No capítulo 5, voltamos ao tema das relações econômicas internacionais, mas por outra ótica. Apresentamos, de forma sistemática, conceitos centrais como taxa de câmbio e balanço de pagamentos, relevantes tanto para os agentes envolvidos com os negócios externos quanto para a própria gestão macroeconômica. Também destacamos os organismos internacionais vinculados ao comércio, com destaque para a Organização Mundial do Comércio (OMC).

    Economia internacional - rev01-P.cdr

     

     

    Economia internacional

    Série Comércio exterior e negócios internacionais

    Publicações FGV Management

    R$29,00

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