Economia internacional

Lançamento das Publicações FGV Management, o livro Economia internacional é mais uma obra que faz parte da nova Série Comércio exterior e negócios internacionais.

Seu objetivo é oferecer um guia conciso de economia para os atuais e futuros profissionais da área de comércio exterior, que torna-se, cada vez mais, um campo de interesse para estudiosos, profissionais e suas empresas e governo.

Com o forte crescimento do intercâmbio econômico internacional das últimas décadas, tanto no âmbito comercial quanto no financeiro, o grau de interdependência entre as nações se eleva, bem como a complexidade e a velocidade das trocas mercantis e dos fluxos de capital.

Essa realidade torna o entendimento da economia internacional ponto fundamental para as negociações com parceiros estrangeiros.

Este livro apresenta esses principais conceitos e ferramentas em 5 capítulos. Confira um trecho da introdução:

O capítulo 1 é dedicado à discussão de aspectos teóricos e de algumas práticas do comércio exterior. São apresentados os fundamentos da chamada teoria das vantagens comparativas, a qual é contrastada, em seguida, com abordagens alternativas (as novas teorias de comércio) e com algumas práticas comerciais correntes.

O capítulo 2 apresenta elementos de microeconomia e teoria dos jogos, com diversas aplicações. Juntamente com as teorias de comércio, apresentadas no capítulo anterior, a discussão microeconômica forma a base teórica da disciplina economia internacional.

No capítulo 3, passamos ao campo da macroeconomia, apresentando e discutindo indicadores relacionados à atividade econômica e à evolução dos preços, os quais nos permitem avaliar de forma comparativa o desempenho dos diversos países em termos de crescimento e inflação.

O capítulo 4 é dedicado à gestão macroeconômica, isto é, aos mecanismos de que fazem uso os governos para promover a estabilidade e o crescimento, com destaque para as chamadas políticas fiscal e monetária.

No capítulo 5, voltamos ao tema das relações econômicas internacionais, mas por outra ótica. Apresentamos, de forma sistemática, conceitos centrais como taxa de câmbio e balanço de pagamentos, relevantes tanto para os agentes envolvidos com os negócios externos quanto para a própria gestão macroeconômica. Também destacamos os organismos internacionais vinculados ao comércio, com destaque para a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Economia internacional - rev01-P.cdr

Economia internacional

Série Comércio exterior e negócios internacionais

Publicações FGV Management

R$29,00

Categorias:

Este conteúdo foi postado em 14/01/2014 - 15:49 categorizado como: Atualidades, Destaques. Você pode deixar um comentário abaixo.