Rio de Janeiro: da depressão à euforia desmedida

O lançamento de Rio de Janeiro: um estado em transição é notícia nos jornais O Globo e Valor Econômico de hoje.  Organizado por Armando Castelar Pinheiro e Fernando Veloso, o livro propõe um debate sobre os pontos fortes, as fragilidades e o futuro do estado que, na virada do século, saiu da depressão aguda para a euforia desmedida.

Confira trechos das resenhas:

O artigo de Joana C. Monteiro, do Centro de Desenvolvimento Internacional de Harvard, mostra que os municípios beneficiados por royalties não avançaram em infraestrutura. 'Enquanto Rio das Ostras e Búzios promoveram aumentos expressivos no serviço de água, aumentando a cobertura para mais da metade dos domicílios, Macaé e Mangaratiba tiveram expansão negativa no acesso à água'. Isso indica que o serviço não conseguiu crescer na mesma velocidade que o número de domicílios.

Na educação, o mesmo fenômeno é citado. 'Entre um conjunto de mais de 10 indicadores de oferta escolar, que inclui número de escolas, número de professores, matrículas e infraestrutura escolar, o número que apresenta aumento entre 1998 e 2010 é o número de professores per capita. Também não foram encontradas evidências de aumento do número de unidades de saúde', mostra o artigo.

O Globo

O trabalho de Veloso e Bonelli parte da constatação de que o Rio ficou para trás em termos de crescimento ao longo de muitas décadas. Com uma população que em 1940 já era 61% urbana condição, destacam os autores só alcançada por São Paulo 20 anos depois e por Minas Gerais, 40, o Rio desde cedo teve um peso elevado dos serviços, como comércio e in termediação financeira, na sua estrutura produtiva.

Essa condição, praticamente perdida após 1960 na parte financeira, deve ser estimulada como sendo reflexo das 'vantagens comparativas' do Estado, dizem Boneili e Veloso. Inconformados com o fato de que o peso da agropecuária no PIB estadual fechou 2009 com apenas 0,5% do valor adicionado, os economistas alfinetam: 'É forçoso reconhecer que o peso ridiculamente pequeno da agropecuária deve ser objeto de preocupação e, eventualmente, de medidas visando a estimular o desenvolvimento do setor'.

Valor

Rio de Janeiro: um estado em transição faz parte de um programa do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) que tem como objetivo produzir, anualmente, estudos sobre temas relevantes para o desenvolvimento do país. O livro será lançado hoje, às 19h, na Travessa de Ipanema.

Este conteúdo foi postado em 13/12/2012 - 14:07 categorizado como: Atualidades, Eventos. Você pode deixar um comentário abaixo.