Nova tendência de consumo

“Mi casa es tu casa”! Parece que esta é a nova ordem para um número cada vez maior de jovens consumidores da América Latina preocupados com um consumo mais consciente.

A preferência por marcas socialmente engajadas é uma tendência que vem conquistando esses consumidores dispostos a apoiar empresas atentas às desigualdades sociais, e que ofereçam ao seu público a oportunidade de cada um fazer sua parte na solução dos problemas da sociedade.

Nessa espécie de ação conjunta, que não se preocupa apenas com o consumo desenfreado, empresas e clientes estão unidos por um bem maior, com ações especiais que priorizam o bem-estar social através doações e, principalmente, do engajamento pessoal em atividades diferenciadas, como mutirões de limpeza e conservação de áreas urbanas, construção de casas e várias outras formas de voluntariado.

De acordo com reportagem publicada pela revista Exame, alguns fatores impulsionam a nova classe de consumidores em direção a essa tendência, como:

? Maior poder econômico, político e de acesso à tecnologia;

? Ascensão da classe média ;

? Mais acesso à informação (e de qualidade), principalmente online;

? Maturidade e consciência na escolha das marcas.

 

Através de ações sinceras e com um pouco de ousadia é possível transformar sua marca, acompanhar essa tendência e atrair seguidores.

Os livros ‘Responsabilidade social empresarial: teoria e prática’ e ‘Gestão social: metodologia, casos e práticas’, podem ser boas ferramentas nessa mudança.

Categorias: 

Arquivos: 

Este conteúdo foi postado em 13/03/2013 - 17:55 categorizado como: Atualidades. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentar