Atualmente, não existe desafio global, sejam as mudanças climáticas, seja a proliferação nuclear ou a redução da pobreza, que possa ser enfrentado com êxito sem a contribuição e o engajamento ativos da Índia. A necessidade de se entender a perspectiva indiana nunca foi maior.
Nesse contexto, a Editora FGV lança A Índia na ordem global, livro que faz parte da Coleção FGV de Bolso, Série Entenda o mundo.
Trata-se de uma coletânea de 5 artigos traduzidos especialmente para essa publicação, com a coordenação de Oliver Stuenkel.
Cinco dos principais pensadores da Índia – Nehru, Mohan, Das, Varshney e Menon – discutem a ascensão indiana e suas implicações para o futuro da política global.
Confira mais sobre os autores e seus textos:
Ashutosh Varshney é professor de ciências políticas na Universidade de Michigan e autor de Ethnic conflict and civil life: Hindus and Muslims in India [Conflito étnico e vida civil: hindus e muçulmanos na Índia] e Democracy, development, and the countryside: urban-rural struggles in India [Democracia, desenvolvimento e a zona rural: contendas urbano-rurais na Índia]. O texto desta obra tem o título: O desafio democrático da Índia.
C. Raja Mohan é editor de Assuntos Estratégicos de The Indian Express e membro do Conselho Consultivo de Segurança Nacional da Índia. Seu livro mais recente é Impossible Allies: nuclear India, United States, and the global order [Aliados impossíveis: Índia nuclear, Estados Unidos e a ordem global] e o texto relacionado aqui é A Índia e o equilíbrio de poder.
Gurcharan Das foi diretor executivo da Procter & Gamble na Índia e é autor de India unbound: the social and economic revolution from independence to the global information age [Índia livre: a revolução social e econômica da independência à era da informação global]. Seu artigo apresenta O modelo indiano.
Jawaharlal Nehru foi primeiro-ministro da Índia de 1947 até sua morte, em 1964. Liderou o Movimento pela Independência Indiana, seguindo Mahatma Ghandi, e contribuiu com o estabelecimento de uma Índia moderna, através de uma estratégia pela democracia, liberdade e paz. O texto apresentado nesta obra é de 1938 e trata A unidade da Índia.
Shivshankar Menon é atualmente conselheiro de Segurança Nacional do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. Já serviu como secretário de Defesa da Índia, foi alto comissário no Paquistão, tendo também exercido o cargo de embaixador indiano na China e em Israel. A Índia e o cenário global é o título do seu texto.
Coleção FGV de Bolso | Série Entenda o mundo
R$ 22
Confira mais obras da Série Entenda o mundo