fama

  • Postado por editora em Atualidades, Destaques em 02/12/2013 - 13:26

    fa.ma
    sf (lat fama) 1 Celebridade, nomeada, renome. 2 Qualidade daquilo que é notório. 3 Glória. 4 Opinião pública, reputação; voz geral: Ter boa ou má fama. 5 Notícia

    De acordo com o dicionário Michaelis, a definição de fama registra o que é notório, o que é notícia, o que tem renome.

    No mundo da comunicação de massa, esse fenômeno é maximizado, ganhando contornos específicos pela possibilidade de associação de um nome a um rosto, divulgados maciçamente. Essa associação faz da fama um espaço privilegiado para a discussão da complexa articulação entre o indivíduo e a indústria cultural, e para o modo como essa articulação confere um caráter específico àquela tensão constitutiva da condição individual: ser único ou ser o mesmo.

    Aparentada à glória e à honra — temas nobres das ciências sociais —, a fama faz parte do conjunto de formas de construção do renome, mas, ao mesmo tempo, mantém-se à margem dos estudos sociológicos e, por vezes, sua aplicação nem sempre é feita com uma conotação positiva, carregando, nessas situações, uma reputação duvidosa.

    Afinal de contas, o que é ser famoso?

    O livro ‘A experiência da fama’, de Maria Claudia Coelho, retira “a fama do anonimato cultural e da invisibilidade sociológica” e apresenta essa experiência no mundo moderno, abordando o esse fenômeno sob a ótica dos dois polos necessários à sua existência: o fã e o ídolo, abrindo uma porta para a reflexão sobre a condição do indivíduo atual.

    A Editora FGV trouxe de volta essa obra em eBook.

    Confira um trecho do prefácio de Luiz Eduardo Soares:

    capa-

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    É curioso como alguns fenômenos cotidianos podem chegar a ser tão importantes e significativos, para cada um de nós, permanecendo invisíveis. São vários os escândalos desse tipo: o esquecimento paradoxal do que é decisivamente relevante. A fama é um desses mistérios. Atravessa a vida coletiva das sociedades complexas, em que prosperam a indústria cultural e a comunicação de massa, quase como o ar que se respira. Invejamos a fama dos ídolos ou os amamos projetando sobre eles nossas fantasias, identificando-nos com eles. Buscamos a fama sem a consciência de que o fazemos, como outrora se perseguia a glória,

    considerada, entretanto, objetivo nobre, suficiente para infundir valor nas trajetórias individuais que se orientassem consciente e explicitamente em sua direção. Admitimos que nos esforçamos por alcançar a reputação digna que merecemos, a qual nos atribuirá a honra que nos compete.

    Mas a fama, esta versão laicizada e desencantada da glória, da imortalidade clássica, adquire conotações mais ambíguas.

     

    A experiência da fama

    Maria Claudia Coelho

    eBook | R$17

     

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