Uma história dos vinhos

Como nasceu a indústria do vinho no Brasil? Quem são os personagens dessa história ainda pouco conhecida? O que levou descendentes de colonos e agricultores, tradicionais plantadores de uvas, a se transformarem em enólogos e empresários da indústria do vinho no Brasil?

A obra ‘Vinhos do Brasil – do passado para o futuro’ pretende apresentar um panorama da indústria do vinho no Brasil e contar sua trajetória através de depoi­mentos de descendentes de imigrantes italianos que se estabeleceram na Serra Gaúcha no final do século XIX e se dedicaram à vitivinicultura.

Os coordenadores da obra, Valdiney C. Ferreira e Marieta de Moraes Ferreira, recorreram à metodologia da história oral, com a realização prévia de uma pesquisa consistente sobre o tema, e entrevistas de cará­ter histórico e documental realizadas no último ano que permitiram construir um painel representativo deste percurso.

Os depoimentos orais de mais de 30 descendentes desses imigrantes estão reunidos nesta obra, que permite a compreensão da trajetória dos 140 anos da nascente indústria brasileira do vinho, seu caminho de modernização e suas perspectivas para o futuro, despertando interesse em historiadores, empresários, gestores de negócios e amantes do vinho.

A obra será lançada no Centro Cultural FGV, dia 18 de outubro, às 17h30, após a realização do Seminário Vinho & Mercado, que faz parte da programação do Rio Wine and Food Festival 2016.

 

Em breve no site da Editora FGV. Aguarde!

Este conteúdo foi postado em 11/10/2016 - 10:28 categorizado como: sem categorias. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentar