Repórteres e reportagens

Explorando a posição representativa do universo intelectual brasileiro, ainda tão desprezada nos estudos sobre a influência das camadas letradas na definição e transformação da realidade nacional, o livro 'Repórteres e reportagens no jornalismo brasileiro', da Professora Candice Vidal e Souza, tem como propósito central apresentar a reportagem como uma narrativa da nacionalidade, tal como a definem e a realizam, em textos impressos, os agentes que conquistaram historicamente a autoridade sobre esse modo de descrição e explicação da “vida do brasileiro”.

Os jornalistas não só se incumbiram da missão de descobrir o Brasil, como avaliam outros agentes com quem compartilham essa função. Fazer e falar da reportagem são ações privilegiadas pelas quais se anunciam o compromisso dos jornais e dos jornalistas com a comunidade nacional.

Confira, a seguir, um trecho da orelha desse livro, escrita pelo Professor Federico Neiburg:

Visitar lugares remotos, observar, voltar e (d)escrever a experiência da viagem. Essa atividade típica do herói moderno é encarnada por uma figura singular: o repórter, profissional da escrita, mistura de etnógrafo e de literato. Desbravador de “outros mundos” que se supõem alheios aos leitores (Canudos em 1897, as favelas do Rio no início do século XX, os lixões de Recife nos anos 1990 ou as profundezas da vida noturna contemporânea na metrópole de São Paulo), o repórter passou a desempenhar um papel-chave na construção das imagens do Brasil e das características dos brasileiros.

Como compreender a produção de imagens consagradas da nação sem tão somente repetir seus conteúdos? Como analisar sua dinâmica de produção sem ser um mero agente de reprodução das ideologias ou das representações
naciocentradas elaboradas pelos especialistas? Como compreender, sem festejar ou denunciar, tanto os autores dessas representações (os repórteres), quanto os leitores que acreditam, curtem ou discutem o que eles publicam nos grandes jornais? Com uma clara consciência desses dilemas teóricos que assombram toda as interrogações sobre a questão nacional, Candice Vidal e Souza produziu uma obra exemplar, fundada numa pesquisa empírica original, apresentada por meio de uma escrita segura e elegante, como aquela dos seus protagonistas.

capa_reporteres e reportagens

 

 

Repórteres e reportagens no jornalismo brasileiro

Candice Vidal e Souza

Editora FGV | 2009

Impresso | R$48

eBook | R$35

 

 

Categorias: 

Arquivos: 

Este conteúdo foi postado em 27/11/2013 - 15:14 categorizado como: Destaques. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentar