O sempre novo Gilberto Velho

Neste 15 de maio, Gilberto Velho faria 68 anos.

Com a defesa de seu doutorado na USP em 1975, o antropólogo firmou-se como um dos mais importantes pesquisadores de sua área e, devido às circunstâncias do regime militar vigente naquela época, optou por publicar esta tese apenas em 1998, com pequenas adaptações.

O resultado foi o livro ‘Nobres & anjos: um estudo de tóxicos e hierarquia’, da Editora FGV, que ainda mantém-se atual não só para antropólogos, mas para todos os profissionais preocupados com a temática do controle social, da liberdade, da norma e da transgressão.

O olhar provocador do homem que pensou a relação entre indivíduo e sociedade metropolitana pode ser percebido em suas análises sobre o uso de entorpecentes, uma prática intimamente ligada ao estilo de vida de parte da classe média da Zona Sul carioca, fonte dessa pesquisa.

Mesmo passados quase 40 anos desse estudo, a obra ainda possibilita a reflexão sobre controversas discussões, como as tentativas de combate à criminalidade e ao tráfico de drogas, polarizando opiniões entre os que defendem a criminalização e os que apoiam a legalização do seu uso.

A Editora FGV disponibilizará este título em eBook ainda este mês.

Espero que a leitura de Nobres & anjos, além de um interesse acadêmico,
possa ajudar a refletir sobre políticas públicas específicas e
sobre questões ético-políticas mais amplas, como liberdade e responsabilidade
individuais, cidadania e democracia.
Gilberto Velho

Nobres & anjos: um estudo de tóxicos e hierarquia

2ª edição - 2008 - Editora FGV

R$32

Categorias: 

Arquivos: 

Este conteúdo foi postado em 15/05/2013 - 13:15 categorizado como: Atualidades. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentar