O Legado

A Editora FGV lança o livro O legado dos congressos brasileiros de arquivologia (1972-2000): Uma contribuição para o estudo do cenário arquivístico nacional.

Nele, a professora Mariza Bottino reúne, em um só documento, a temática dos congressos e os títulos de suas conferências e relembra as recomendações então formuladas - o que pode resultar em matéria-prima para o desenvolvimento de outras pesquisas e discussões.

Além desses registros, a obra apresenta a estrutura desses congressos, levanta algumas questões sobre os temas escolhidos e, a partir das recomendações aprovadas, estuda, ainda que sem esgotar o assunto, as ações empreendidas e executadas na área, a fim de verificar o grau de influência e poder exercido pela comunidade científica e profissional da arquivologia.

Fizemos 3 perguntas à autora. Confira:

1. Qual a importância para a arquivologia em se produzir uma obra que resgata sua história?

O crescimento de uma área de conhecimento ocorre de várias  maneiras, e,  uma delas é através do resgate de sua história pois ensinamentos valiosos,  fruto da experiência dos antecessores  contribuem para uma autoanálise da área nos levando a refletir sobre o que  já foi feito e como isso ocorreu, para resgatar  e solucionar questões arquivisticas  pendentes, e, poder assim,  trilhar novos  caminhos para seu desenvolvimento.

2. Quais foram as principais conquistas em quase três décadas de Congressos?

A longo do período  muitas vitórias foram obtidas como por exemplo a criação de cursos de graduação, a regulamentação da profissão, o lançamento da  Revista Arquivo & Administração, a produção científica proveniente das conferências, maior visibilidade para a área, entre tantas outras ações que contribuíram  e geraram novos cenários para compor o quadro da  arquivologia. No período de   quase três décadas  analisadas, merece destaque, também, a atuação do movimento associativo que teve  importância  decisiva em várias ações.

3. É possível apontar um Congresso mais importante dentre os 13 realizados nesse período?

Todos os 13 CBA foram importantes pela produção de conhecimento agregada  à área e pela maneira como abordaram a temática escolhida. Mas se tiver que apontar um dentre os  13 congressos analisados destaco o 1º CBA, realizado em 1972,  pelo pioneirismo na organização de um fórum de discussão para troca de conhecimentos entre os  profissionais; pelo  lançamento do primeiro  periódico  brasileiro na área; pela discussão sobre a formação acadêmica e  proposta de uma terminologia para a área, entre outras,  questões estas que  conferiram um desenho, ainda que  preliminar, mais científico para a arquivologia.

O lançamento desta obra é na próxima terça-feira, dia 29 de abril, às 18h30, na Livraria FGV. Todos convidados!

Capa-Congressos Brasileiros de Arquivologia.indd

O legado dos congressos brasileiros de arquivologia (1972-2000)

Mariza Bottino

Impresso: R$39

Ebook: R$28

Este conteúdo foi postado em 24/04/2014 - 20:30 categorizado como: Atualidades, Entrevistas, Eventos. Você pode deixar um comentário abaixo.