Com o país destacado entre as oito maiores economias do mundo e com baixo risco de crédito no investimento em títulos nacionais, o conhecimento do mercado de capitais assume uma crescente importância com a procura por alternativas que gerem retornos maiores que as aplicações tradicionais e que possibilitem que os investidores alcancem, no longo prazo, melhores recursos para usufruírem futuramente.
Como ferramenta essencial para o crescimento e desenvolvimento das economias modernas, através do mercado de capitais qualquer investidor (pequeno, médio ou grande) pode emprestar dinheiro para empresas, com taxa de remuneração, ou tornar-se sócio através da compra de ações, recebendo dividendos anuais e a valorização do capital investido.
No acordo de cooperação firmado entre a Direito GV e Fondazione Bruno Visentin, da Itália, está previsto o desenvolvimento de uma série de pesquisas no âmbito econômico e jurídico, a começar por um amplo estudo sobre as convergências e divergências da regulação do mercado de capitais brasileiro.
No seminário “A Regulamentação do mercado de capitais no Brasil e na Itália: uma análise internacional comparada”, que acontecerá naquele país nos dias 19 e 20 de abril, as duas instituições abordarão as principais definições do mercado de capitais entre vários outros temas relacionados. Mais informações sobre esse seminário podem ser acessadas por aqui.
O livro ‘Mercado de capitais’, da série CADEMP, pode ser uma ótima alterativa para auxiliar os interessados a descobrirem as inúmeras possibilidades de investimentos e os riscos associados no mercado de capitais.
Comentar