Meio a Meio | Responsabilidade social empresarial

Em mais essa edição da promoção Meio a Meio, apresentamos o livro 'Responsabilidade social empresarial: teoria e prática'.

A questão da responsabilidade social empresarial é tema recente, polêmico e dinâmico, envolvendo desde a geração de lucros pelos empresários, em visão bastante simplificada, até a implementação de ações sociais no plano de negócios das companhias, em contexto abrangente e complexo.

Confira um trecho da introdução desta obra:

Não é mais aceitável que o convívio com empregados e sua realidade humana e socioeconômica seja limitado ao pagamento dos salários.

A convivência e as relações com as comunidades, de onde as empresas retiram tantas energias e às quais muitas vezes agridem com o seu gigantismo ou com fortes impactos na organização de sua vida, terão que ser objeto de transparentes e legítimas negociações.

Não se cogita, muito menos, admitir como aceitável uma empresa cuja presença, ou por seus efluentes ou pela busca de matérias-primas, produza impunemente a destruição da vida natural. É o tempo da conectividade social das organizações. Os casos apresentados traduzem bem, pela análise, a consciência da malha de relações de interdependência em que se encontram as empresas.

A esperançosa característica destes tempos não consiste senão no convívio dos tais contrastes de violências com a nascente consciência de uma ética moderna. Não apenas uma ética quase que meramente higiênica nas suas hieráticas formulações, mas uma ética que encampa os conceitos de bem comum no contexto de uma humanidade que já viveu toda uma aprendizagem com a história e tem consciência dos fatos e de seus significados.

Neste tempo de contrastes, vivemos de fato um renascimento da ética. A ética como fundamento do bem comum.

Bem comum que não abre concessões para as sistemáticas exclusões antiquadas, oriundas de um arcaico individualismo egoísta e muito primitivo que está impregnado nas graves imperfeições do capitalismo que vivemos.

Novo tempo de uma ética renascida.

Ética cujo novo nome é inclusão!

 

Aproveite a promoção e participe dos sorteios no Facebook e Twitter

Responsabilidade social empresarial: teoria e prática

Coleção FGV Prática

Fernando Guilherme Tenório

Promoção Meio a Meio - R$13 (impresso) e R$9,50 (eBook)

Categorias: 

Arquivos: 

Este conteúdo foi postado em 18/07/2013 - 12:26 categorizado como: Atualidades, Promoções. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentar