Gestão de negócios turísticos é o primeiro livro da futura Série Turismo da Coleção Práticas de Gestão.
Como os demais títulos desta Coleção, seu conteúdo é produzido para dar suporte aos componentes curriculares dos cursos de graduação tecnológica da FGV Ebape, e, neste caso específico, aborda os segmentos mais estudados para negócios em turismo, como transportes, hospedagem, restaurantes/alimentação e operadoras e agências de viagens.
O tripé da sustentabilidade (economia, ecologia e equidade social) está projetado no desenvolvimento do negócio turístico como condição sine qua non de realização. Logo, as abordagens que tradicionalmente operacionalizam e reduzem o turismo a um conjunto de atividades ou transações econômicas entram em choque com as estruturas globais pós-modernas de valorização dos significados e conteúdos do turismo para os indivíduos. Assim, o tema não pode ser encarado nem a partir da imagem bucólica de pessoas viajando e conhecendo outros lugares, nem de um apanhado de negócios espalhados que não seguem diretrizes políticas gerais. Daí a importância de um órgão que dinamize as políticas públicas, de forma a articular as necessidades dos diversos atores, produzindo igualdade social, preservando o meio ambiente e gerando recursos econômicos, emprego e renda.
Pensar estratégia em turismo significa sintonizar diversos ambientes e tipos de negócio, em um mercado em constante mutação, frágil por conta da perecibilidade dos produtos que oferece, mas extremamente dinâmico no que diz respeito às possibilidades de negócios e serviços. Faz-se necessária então uma abordagem horizontal dos conceitos de estratégia, escolas de pensamento e balizadores gerais do tema, com leve direcionamento para os negócios da indústria do lazer, como forma de fomento aos estudos sobre turismo com foco em planejamento estratégico.
Coleção Práticas de Gestão
R$28
Comentar