Durante cinco décadas, a pesquisadora americana Janice Perlman conviveu e pesquisou a vida e o cotidiano de moradores de favelas do Rio de Janeiro.
Em 1976, lançou o livro O mito da marginalidade baseado em entrevistas colhidas entre mais de 700 moradores de favelas - durante o período em que morou nas comunidades cariocas - obra que ainda é considerada uma das mais importantes sobre o tema.
Após esta publicação, Janice retornou ao Rio de Janeiro e deu continuidade à sua pesquisa, revistando os lugares e as pessoas que fizeram parte dos seus primeiros estudos.
Mesmo com o desaparecimento da favela da Catacumba, que fez parte da primeira narrativa e foi demolida em 1970, e com a dificuldade de localizar todos os entrevistados entre os anos de 1968-69, a autora conseguiu dar continuidade às investigações, colhendo testemunhos de quase 2.500 pessoas até o ano de 2008, e nos apresenta um panorama das transformações da vida das favelas cariocas em quatro décadas.
Favela: quarenta anos de transformações no Rio de Janeiro, obra publicada originalmente em inglês pela Oxford University Press, e agora traduzida pela Editora FGV, narra as vidas e os destinos de centenas de residentes de favelas encontrados em seu livro seminal, comparando-os com as vidas de seus pais, de seus filhos e de seus netos.
De acordo com a autora, “as histórias de vida em que se baseia este livro cobrem todo o século XX e primeira década do século XXI. As pessoas mais idosas que entrevistei nasceram em 1903, o que significa que tinham 65 anos quando comecei o estudo – o limite superior para inclusão. As mais novas tinham 16 anos quando o estudo se iniciou – o limite mais baixo para inclusão.”
Fernando Henrique Cardoso, que assina apresentação desta edição em português, resume a obra da seguinte forma: “Uma vívida lição de história, uma coletânea de pitorescas experiências humanas e sociais, Favela é leitura essencial para estudiosos, líderes civis, formuladores de políticas e para todos os interessados em compreender os desafios prementes do desenvolvimento e da política urbanos.”
Trata-se de uma crônica da tentativa de pessoas excluídas para reclamar seus direitos – de sua luta para serem percebidas como gente – a serem tratadas com respeito e reconhecidas em sua dignidade humana.
Uma amostragem que reflete as experiências de cerca de 3 milhões de pessoas (ou mais) que vivem no setor informal (assentamentos precários ou loteamentos clandestinos) no Rio de Janeiro e de um bilhão de indivíduos vivendo no setor informal na América Latina, na Ásia e na África. A obra, que será publicada primeiramente em formato digital, terá um lançamento especial com a presença da autora num bate-papo com o historiador Paulo Knauss, a jornalista Flavia Oliveira e o director do IPP, Mauro Osório.
O evento de lançamento do ebook será marcado por um bate-papo da autora sobre as transformações ocorridas nas favelas cariocas com a participação da jornalista Flávia Oliveira, do historiador Paulo Knauss e do economista Mauro Osorio.
No Instituto Pereira Passos, dia 4 de março, às 18h.
Inscreva-se AQUI
Comentar