Levantamento da Associação de Comércio Eletrônico mostra que as vendas pela internet somaram R$ 24,12 bilhões em 2012. Nove milhões de brasileiros realizaram a primeira compra na web só no ano passado. Em entrevista ao portal G1, o professor de e-commerce da FGV José Luiz Meinberg informa que o setor cresce, em média, 30% ao ano.
Meinberg destaca a redução de custos como um dos principais fatores para a expansão: “Uma pessoa em casa, com um computador, já consegue oferecer uma série de produtos e serviços”. Outras vantagens são a cobertura mais ampla, fazendo com que as vendas ultrapassem os limites de um bairro ou município, e a possibilidade de estabelecer uma comunicação ágil entre fornecedor e cliente – que pode comprar o produto a qualquer hora de qualquer dia.
Com a experiência de quem já acompanhou o nascimento (e morte) de dezenas de projetos na web, Meinberg alerta: para prosperar no e-commerce, é preciso se profissionalizar. “É fácil terem uma boa ideia e quererem aplicar na internet, mas poucas iniciativas dão certo”, diz.
Tem vontade de abrir seu próprio negócio na internet? O livro E-commerce é um guia para desenvolver um sistema eficiente de comércio eletrônico. Disponível em versão impressa e também em eBook, apresenta os diferentes modelos de websites de e-commerce, mecanismos de segurança e sistemas de pagamento on line. Traz, ainda, cases comentados e orientações para desenvolver logística, propaganda on line, Search Engine Optimization (SEO), e-mail marketing, divulgação em mídias sociais, pesquisas on line, entre outros temas.
Comentar