?? Quase toda semana, a UNESCO registra a morte de mais um jornalista em decorrência de sua atividade profissional;
?? Apenas em 2012, a UNESCO condenou o assassinato de 121 profissionais da mídia;
?? Durante a última década, mais de 600 jornalistas foram assassinados em todo o mundo;
?? As últimas pesquisas demonstram que, em média, não mais do que um entre dez crimes contra jornalistas é levado aos tribunais e punido;
?? Frequentemente as mídias enfrentam a censura, o fechamento forçado e a suspensão de atividades, e os jornalistas continuam a ser perseguidos, atacados, presos e assassinados.
Fonte: UNESCO
“Falar sem medo: assegurando a liberdade de expressão em todas as mídias” é o tema da conferência internacional sobre a liberdade de imprensa deste ano, onde serão discutidos a garantia da segurança de jornalistas e profissionais da mídia, o combate à impunidade de crimes contra a liberdade de imprensa e a segurança online.
Neste 20º aniversário do Dia Mundial de Liberdade de Imprensa a UNESCO lançará a publicação “Pressing for Freedom”, que analisa a revolução ocorrida nas redações nas últimas duas décadas, com o crescimento do ciclo de notícias transmitidas 24 horas por dia, blogs, redes sociais, podcasts, webcasts, jornalismo cidadão, e menciona que esses desenvolvimentos ainda não abriram caminho para um maior respeito pelas liberdades básicas.
A Editora FGV possui vários títulos relacionados à imprensa. Confira alguns:
Políticas públicas para radiodifusão e imprensa; Mídia e deliberação; Repórteres e reportagens no jornalismo brasileiro; Democracia e regulação dos meios de comunicação em massa
Comentar