Balanced scorecard

Cada vez mais, as empresas estão diante de desafios, dificuldades, ameaças e oportunidades, processos pelos quais nunca tiveram de passar. Hoje, o ambiente externo se faz presente e atuante, sendo marcado por um conjunto de variáveis complexas. Essas variáveis interferem direta e indiretamente nas ações das empresas. Um dos problemas aqui identificados é o fato de as empresas nem sempre conseguirem obter informações que lhes possibilitem identificar, interpretar e decidir sobre o que as está afetando. Em vista disso, nos dias de hoje, destaca-se a importância do balanced scorecard (BSC), que possibilita e facilita a comunicação mais clara da estratégia, o feedback estratégico, auxilia no alinhamento estratégico e verifica se a empresa está obtendo resultados com a estratégia adotada. O ambiente competitivo, nos dias atuais, exige mudanças profundas e velozes, forçando as empresas a aprimorarem suas práticas de gestão.

A sigla BSC (Balanced scorecard) significa 'Indicadores balanceados de desempenho'. Trata-se de uma uma ferramenta utilizada na gestão estratégica de empresas que visa integrar e balancear os indicadores de desempenho, identificando e estabelecendo os aspectos e os principais objetivos do negócio.

O livro Balanced scorecard, que intregra a Coleção Gestão empresarial, das Publicações FGV Online, aborda o planejamento e a definição dos objetivos estratégicos e seu desdobramento nos demais níveis da organização. A obra pretende ajudar na criação de objetivos ligados à estratégia e à verificação do gerenciamento em toda a organização, permitindo que ela seja direcionada a tomar decisões mais adequadas, para que possa dispor de processos internos mais ágeis, fornecer produtos superiores com menor tempo de entrega, desenvolver maior rapidez e eficiência dos serviços, conseguir maior produtividade e desenvolver a inovação.

Seu conteúdo está estruturado em quatro módulos que tratarão da criação, execução e operacionalização da estratégia, apontando as perspectivas e construção desta ferramenta de gestão. Como todas as obras que fazem parte dessas publicações, autoavaliações ao final de cada módulo, com as respectivas respostas comentadas, e uma seção de vocabulário são parte importante de seu conteúdo.

Balanced Scorecard - rev07.cdr

 

 

 

Balanced scorecard

Maria Candida Torres e Alexandre Pavan Torres

Publicações FGV Online | Coleção Gestão Empresarial

R$42

Categorias: 

Arquivos: 

Este conteúdo foi postado em 01/09/2014 - 13:15 categorizado como: Atualidades, Destaques. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentar