Acontecimentos políticos brasileiros pela ótica da imprensa

Ao longo dos anos, a imprensa apresentou fatos e acontecimentos que permitem, hoje, entender o que ocorreu e o que ocorre em nossa sociedade.

A análise da historiadora e pesquisadora associada do FGV/CPDOC Alzira Alves de Abreu sobre a atividade jornalística no período que vai dos anos 1920 até o final dos anos 1970 deu origem à obra Acontecimentos políticos brasileiros pela ótica da imprensa.

A partir do episódio das “cartas falsas”, publicadas pelo jornal Correio da Manhã, em 1921, a autora examina o papel que a imprensa exerceu nesse episódio e permite entender algumas das características que marcaram a atuação dos jornais nos anos 1920 e as mudanças que eles sofreram ao longo das décadas seguintes.

Seguem análises sobre a atividade da imprensa nos anos do Estado Novo, no período Vargas, no governo de Juscelino Kubitschek, bem como sobre a construção de Brasília, continuando com a cobertura da queda do governo de João Goulart, do regime autoritário instalado em 1964 e como a imprensa foi usada para enaltecer o papel dos militares e, finalmente, uma análise da cobertura jornalística durante o governo Geisel.

Alzira ainda procura explicar a ausência de estudos sobre o papel da mídia nas crises políticas e nos acontecimentos que marcaram a história brasileira e pretende, com esta obra, ajudar a reconstituir não só os acontecimentos e as crises políticas como nos levar a entender as transformações que ocorreram nesse período na imprensa e na formação dos jornalistas.

 

Acontecimentos políticos brasileiros pela ótica da imprensa será lançado dia 10 de dezembro, às 17h, na Livraria FGV do Rio de Janeiro, com venda exclusiva no evento. A partir do dia 11/12 estará disponível também em nosso site.

 

Este conteúdo foi postado em 02/12/2019 - 14:43 categorizado como: sem categorias. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentar