Estratégia Militar Aplicada

Lançamento em 21/6, às 18h.

Inscreva-se AQUI

A obra Estratégia militar aplicada: metodologia de emprego aborda a temática estratégica militar aplicável aos conflitos, sejam interestatais ou intraestatais, destinando-se a apresentar os principais aspectos desses enfrentamentos, bem como explicitar os fundamentos do planejamento estratégico na solução de controvérsias por intermédio do poder militar do Estado.
Os conflitos tratados no corrente trabalho referem-se a fenômenos sociais ocasionados pelo choque de interesses antagônicos de Estados ou grupos sociais politicamente organizados, em que há possibilidade de enfrentamento intencional entre as partes, de forma violenta ou não, em contexto internacional ou na esfera nacional.

Confira um trecho do prefácio assinado pelo diplomata João Paulo Alsina Jr.

"(...) Em um país assolado por gravíssima crise da inteligência, fato tanto mais inquietante quanto se constate que a ignorância ignora antes de tudo a si mesma, não espanta que os estudos estratégicos sejam relegados a plano residual de importância. Enquanto a atenção da intelectualidade pátria oscila entre o último pronunciamento solene dessa ou daquela “funkeira” e o mais recente escândalo de violação do catecismo identitário politicamente canalha, quase nenhuma energia é dedicada aos assuntos de Estado – sim, àqueles temas fastidiosos, corpulentos, “chatos”, que dizem respeito ao futuro da coletividade. Essa lúgubre realidade apenas empresta sentido de oportunidade ao trabalho de Ferreira e Teixeira Jr. Oportunidade amplificada pela prevalência hodierna de dois elementos estruturais que, diga-se de
passagem, poderão cobrar no futuro preço extremamente elevado da sociedade brasileira.

Faço referência ao primeiro, ou seja, ao ambiente estratégico global, caracterizado por enorme complexidade e tendências centrífugas a cada dia mais alarmantes. Não caberia aqui descrever em detalhe o cenário estratégico que se apresenta aos nossos olhos, mas faz-se mister acenar com uma de suas características essenciais. Parece razoável supor que a humanidade caminha para situação próxima daquilo que foi previsto por Samuel Huntington há mais de duas décadas: um choque de civilizações em que fatores de ordem econômica exercerão papel não mais do que secundário. Apanágio de marxistas e liberais, a visão economicista do mundo pouco tem a nos oferecer como base explicativa para os conflitos que se delineiam no horizonte. De relevância incomensuravelmente maior apresenta-se a disjuntiva entre nações do Ocidente, ainda razoavelmente apegadas aos valores que tutelam a liberdade legados pela herança greco-judaico-cristã, e nações não ocidentais, caudatárias de coletivismos totalitários em que o indivíduo nada representa diante do peso esmagador do Leviatã pós-moderno.

Essa perspectiva, agravada pelas fragilidades seculares das sociedades “do sol poente”, exploradas ativamente por seus contendores iliberais, permite antever níveis crescentes de conflitividade doméstica e internacional. Em vista do confronto titânico que parece avizinhar-se, elementos como coesão social e poder militar robusto desempenharão papel transcendental para a sobrevivência e a prosperidade dos grupos humanos organizados conhecidos como nações. Diante disso, poder-se-ia indagar: em face da compressão espaço-temporal suscitada pelos armamentos contemporâneos e da filiação brasileira à hereditariedade ocidental, restará ao país a opção do não alinhamento nesse contexto? Se quisermos reformular a pergunta: teremos a liberdade de optar pelo não alinhamento caso estejamos totalmente desprovidos de Forças Armadas poderosas e de sociedade razoavelmente coesa? Eventual opção pelo alinhamento poderia concretizar-se, em bases aceitáveis para nossa soberania, sem que a nação possuísse forças combatentes relevantes? Acredito serem as respostas a essas perguntas por demais óbvias para merecerem elaboração.

O segundo elemento estrutural, intimamente ligado ao anterior, diz respeito à aparente incapacidade nacional de construir relações civis-militares produtivas e fluidas, voltadas não somente à saudável inserção da caserna na pólis, mas também à edificação de um Ministério da Defesa (MD) forte e atuante, habilitado a liderar o imprescindível e inadiável fortalecimento do poder de dissuasão de Marinha, Exército e Aeronáutica. Rui Barbosa, em Cartas de Inglaterra, publicado em 1896, alertava para o fato de que a nulificação de nossas forças de defesa representaria um verdadeiro projeto de suicídio coletivo. Quase 125 anos depois, como não ver na angustiante fragilidade do MD exatamente o mesmo projeto? Do ponto de vista de qualquer analista sério, como não se preocupar com a lentidão dos programas militares, a falta de ambição desses programas, sem falar na sua notória insuficiência em termos de interoperabilidade? Indagações do gênero poderiam reproduzir-se ao infinito. Em resumo, enquanto outros povos voam ao ritmo de mísseis hipersônicos, nós andamos na cadência de um carrinho de pedreiro repleto de sacos de cimento… (...)"

Estratégia militar aplicada: metodologia de emprego

Autores: Walter Da Costa Ferreira, Augusto W. M. Teixeira Júnior

Este conteúdo foi postado em 15/06/2021 - 15:14 categorizado como: sem categorias. Você pode deixar um comentário abaixo.