Arquivo de Novembro 2012

• Postado por editora em Entrevistas em 28/11/2012 - 12:57

Se você trabalha na área, muito provavelmente já conhece o Mundo do Marketing. Todo o conteúdo da revista eletrônica – reportagens, entrevistas, artigos, cases comentados e blogs – é produzido por equipe própria, empenhada em um exercício constante: não apenas constatar os movimentos do setor, mas pensá-los, buscar possíveis interpretações e identificar oportunidades – ou riscos. Resumindo, o portal é mão na roda para profissionais e estudantes. Não à toa, atrai 235 mil visitantes por mês e tem conteúdo replicado pelos portais das revistas Exame e HSM Management.

Fizemos 3 perguntas para Bruno Mello, editor executivo do portal. Confira:

1. Em um editorial do Mundo do Marketing, você escreve que “mídias sociais requerem marcas sociais”. A quantas anda o aprendizado dessa lição pelas empresas brasileiras?

De uma maneira geral, as empresas no Brasil ainda engatinham em relação às mídias sociais. Há muitas que fazem um bom trabalho, mas outras tantas ainda não entenderam que, no mundo de hoje, as pessoas querem ser ouvidas e conversar com as marcas. Seja numa reclamação ou num elogio. Atualmente, a maioria das empresas brasileiras está nas redes sociais, mas poucas conseguem engajar o consumidor. As empresas sabem que não têm como ficar de fora desse ambiente. Mas é preciso ir além da promoção da marca. É preciso ter relacionamento e conteúdo relevante que preste serviço ou entretenimento para gerar engajamento.

2. A digitalização de livros é um processo inevitável e irreversível. Os desafios que se colocam para as editoras são muitos, como a ameaça da pirataria e a necessidade de desenvolver conteúdos diferenciados para as plataformas tecnológicas. Que conselhos você daria para quem é do mercado?

O livro continuará sendo importante. Acredito, inclusive, na ampliação do mercado, uma vez que hoje em dia qualquer um pode ser autor e imprimir o seu livro. Por outro lado, o formato tradicional precisa conviver com uma revolução digital. O que muda não são a obra e seus direitos, mas sim o formato. Foi o modelo de negócio que mudou. E o mercado deve olhar para isso como uma oportunidade. Um livro pode ganhar vídeos, áudios, fotos e infográficos em uma versão digital e ser multiplicado em outras plataformas.

3. Hoje, com a facilidade de acesso e utilização de sites, blogs e redes sociais, muita gente diz que faz marketing. O que diferencia o bom profissional, com chances de se destacar no mercado, e o marketeiro fogo de palha?

O tempo. Infelizmente, quem contrata um mau profissional só descobre com o tempo. O mesmo vale para um bom profissional. Hoje em dia, muitos profissionais não passam mais do que dois anos em uma empresa. Há casos em que ficam menos de um ano. É muito pouco tempo para desenvolver um trabalho relevante e consistente. Um bom profissional de marketing planeja. E executa. Quem não é, não planeja e não entrega. Fica só no discurso.

• Postado por editora em Atualidades em 22/11/2012 - 17:00

Como é o dia a dia da convivência entre os moradores de morros cariocas e os policiais que trabalham nas UPPs? Qual é o impacto das unidades no cotidiano da favela e na sociabilidade da população? Como a presença permanente de agentes das UPPs pode afetar atividades que constituem a economia local? O seminário Favela é cidade!, que começa dia 26 no Morro Santa Marta, em Botafogo (RJ), põe em pauta questões essenciais para avaliar empiricamente as políticas públicas implementadas com as UPPs, seus limites e implicações.

O evento vai privilegiar o ponto de vista dos moradores – que, em geral, formam o segmento social menos ouvido no debate público. A realização é do Programa de Estudos sobre a Esfera Pública (PEEP) da EBAPE, em parceria com o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e o Coletivo de Estudos sobre Violência e Sociabilidade (Cevis). Confira a programação:

• Postado por editora em Atualidades em 08/11/2012 - 15:19

Seu salário está acima, abaixo ou dentro da média? O novo estudo da Michael Page oferece parâmetros para descobrir. A pesquisa compara a remuneração de profissionais no Brasil e em outros países latino-americanos. Em 72% dos cargos analisados, os brasileiros ganham mais. Confira:

Fonte:  Michael Page

? Conhecer a média salarial é útil, também, para gestores definirem a remuneração de sua equipe. O livro Cargos, carreiras e remuneração é dica valiosa de leitura.

• Postado por editora em Promoções em 08/11/2012 - 14:19

Sorteio no Twitter: o vencedor escolhe o livro da Editora FGV que deseja ganhar. Para concorrer, basta seguir @EditoraFGV e retuitar o link: http://kingo.to/1d71. O resultado será divulgado amanhã. Boa sorte!

• Postado por editora em Atualidades em 06/11/2012 - 13:27

H. Moysés Nussenzveig, organizador do livro O futuro da Terra, fala sobre eleições americanas, furacão Sandy e o perigo das mudanças climáticas em entrevista publicada hoje, n'O Globo.

O físico foi professor de Steven Chu, ministro da Energia de Barack Obama, e é contundente ao dizer que "estamos numa encruzilhada perigosa".

Confira a entrevista completa aqui.

• Postado por editora em Atualidades em 06/11/2012 - 11:50

Começa amanhã a FLUPP – Festa Literária das UPPs. O encontro reúne um time heterogêneo – com Ferreira Gullar, João Emanuel Carneiro, Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro, Ana Maria Machado, MV Bill, Luiz Ruffato, Arnaldo Bloch e MC Swat, entre outros – para discutir temas como literatura, cultura e a classe C, música, videogame e sabedoria popular, poesia, quadrinhos, ditadura e a Primavera Árabe. No Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, até dia 11.

? Mais sobre UPPs: Editora FGV lança UPPs, direitos e justiça, que estuda as favelas do Vidigal e do Cantagalo. Confira trechos.