Arquivo de Fevereiro 2013

  • Postado por editora em Atualidades em 28/02/2013 - 19:55

    Levantamento da Associação de Comércio Eletrônico mostra que as vendas pela internet somaram R$ 24,12 bilhões em 2012. Nove milhões de brasileiros realizaram a primeira compra na web só no ano passado. Em entrevista ao portal G1, o professor de e-commerce da FGV José Luiz Meinberg informa que o setor cresce, em média, 30% ao ano.

    Meinberg destaca a redução de custos como um dos principais fatores para a expansão: “Uma pessoa em casa, com um computador, já consegue oferecer uma série de produtos e serviços”. Outras vantagens são a cobertura mais ampla, fazendo com que as vendas ultrapassem os limites de um bairro ou município, e a possibilidade de estabelecer uma comunicação ágil entre fornecedor e cliente – que pode comprar o produto a qualquer hora de qualquer dia.

    Com a experiência de quem já acompanhou o nascimento (e morte) de dezenas de projetos na web, Meinberg alerta: para prosperar no e-commerce, é preciso se profissionalizar. “É fácil terem uma boa ideia e quererem aplicar na internet, mas poucas iniciativas dão certo”, diz.

    Tem vontade de abrir seu próprio negócio na internet? O livro E-commerce é um guia para desenvolver um sistema eficiente de comércio eletrônico. Disponível em versão impressa e também em eBook, apresenta os diferentes modelos de websites de e-commerce, mecanismos de segurança e sistemas de pagamento on line. Traz, ainda, cases comentados e orientações para desenvolver logística, propaganda on line, Search Engine Optimization (SEO), e-mail marketing, divulgação em mídias sociais, pesquisas on line, entre outros temas.

  • Postado por editora em Atualidades em 26/02/2013 - 13:49

    Escasso no mercado, o gestor de projetos é o profissional da vez. De acordo com reportagem publicada pelo jornal O Globo, oportunidades de trabalho se multiplicam a cada dia, com salários que variam entre R$ 12 mil a R$ 20 mil. Para se destacar, não basta saber analisar os resultados da empresa periodicamente: é preciso ser capaz de antever as tendências do mercado e situações que podem afetar os negócios, avaliando riscos e oportunidades.

    A habilidade para gerir pessoas e tempo, organização, disciplina e capacidade de comunicação são características fundamentais para os interessados em seguir a carreira. De acordo com o professor André Barcaui, da FGV, a atuação em gerenciamento de projetos requer atualização constante. “Um curso de pós-graduação ou MBA também trabalha a parte emocional, aborda questões de liderança, tomada de decisão, habilidades de comunicação, ensina a se portar diante de situações distintas”, explica.

    Para capacitar os profissionais já atuantes na área e aqueles que ainda chegarão ao mercado, recomendamos a série Gerenciamento de projetos, que aborda os fundamentos do gerenciamento de projetos, gerenciamento de pessoas, do tempo e da comunicação, entre outros temas.

    Todos os títulos estão disponíveis nos formatos impresso e eBook – até amanhã, com descontos de 30% e 10%, respectivamente, em nosso site.

  • Postado por editora em Atualidades em 21/02/2013 - 16:50

    As exportações brasileiras para a China já não são as mesmas. Em compensação, o comércio nacional com outros países asiáticos ganha fôlego, abrindo alternativas comerciais valiosas. Estudo do IBRE/FGV mostra que, de 2009 a 2011, o superávit da balança brasileira com os chineses só crescia. Ano passado, porém, a exportação para a China caiu 7% em relação a 2011, enquanto as vendas para os países asiáticos, com exceção da China e do Japão, cresceram 14,1%.

    O destaque entre os novos parceiros relevantes fica com a Índia – que passou a comprar 74,2% mais do Brasil. As relações comerciais com Cingapura, Hong Kong, Formosa, Tailândia, Indonésia e Filipinas também se intensificaram.

    O dinamismo do comércio exterior impõe desafios e abre oportunidades a cada momento. Despreparo ou erros de planejamento trazem consequências desastrosas em uma atividade que envolve uma cadeia longa, complexa e com diversos participantes envolvidos, elevando custos, estourando prazos e – o mais grave – minando a confiança entre exportadores e importadores, o que pode culminar com a ruptura do vínculo comercial. Entender as principais diretrizes do comércio exterior é fundamental para gerir negócios com mais eficiência e lucratividade para as empresas brasileiras e, em consequência, para o desenvolvimento de nosso país.

    Para os profissionais que trabalham (ou desejam trabalhar) com comércio exterior, recomendamos Fundamentos de exportação e importação no Brasil, livro que expõe de forma didática e instrumental temas como: transporte e seguro internacional; normas administrativas, operacionais e cambiais de exportação e importação; estrutura administrativa do comércio exterior; termos comerciais internacionais (Incoterms); formas e modalidades de pagamentos internacionais. Com 164 páginas, a publicação custa R$ 22.

  • Postado por editora em Atualidades em 19/02/2013 - 15:00

    Você tem vontade de investir em uma aplicação conservadora, mas não sabe qual é a mais interessante? A FGV desenvolveu para o portal da Revista Exame uma calculadora que pode ajudar. Basta digitar o prazo e a quantia que se deseja investir e a ferramenta compara quanto o montante renderia em poupança, CDB, Tesouro Direto e fundo DI. Confira.

    Arquivos:
  • Postado por editora em Atualidades em 08/02/2013 - 15:25

    A Editora FGV lança o Manual de gestão hospitalar, que oferece um passo a passo para administrar clínicas e hospitais de maneira sistêmica, integrada e coerente, reunindo todos os desafios gerenciais com os quais o administrador de um serviço de saúde pode se defrontar.

    O autor Haino Burmester considera que a excelência no atendimento é consequência da execução de ações padronizadas, obedecendo a um roteiro cuidadosamente preestabelecido. Entre as premissas do modelo que o livro propõe, duas encabeçam a lista: a valorização de pessoas e o foco no paciente: "A qualidade é inerente ao serviço, mas julgada pelo cliente. Não existe 'o cliente que não consegue captar a nossa qualidade'", escreve Haino.

    Abordando planejamento estratégico, sistemas de liderança, cultura de excelência, imagem e conhecimento de mercado, ética e responsabilidade socioambiental, o livro é um guia para os gestores de saúde assegurarem os resultados desejados – econômico-financeiros e relativos aos clientes, mercado, sociedade e fornecedores.

    Manual de gestão hospitalar

    Haino Burmester

    228 páginas

    R$ 49.