Arquivo de Março 2013

  • Postado por editora em Atualidades em 27/03/2013 - 18:43

    Pesquisa realizada pela Netquest e o comparador de preços Kuantocusta revelou que compras online são mais conscientes que as feitas em lojas físicas.

    A intenção desse estudo foi traçar o perfil dos e-consumidores.

    De acordo com 61% dos 1081 entrevistados, a abordagem dos vendedores muitas vezes estimula compras por impulso. 57% deles ainda afirmaram se sentir pressionados com essas abordagens.

    Para o grupo, essas compras por impulso foram registradas com uma frequência de 32% no processo presencial, enquanto no online ficou em 24%.

    Quando questionados sobre a última vez que se arrependeram de uma compra, apenas 28% confirmaram que foi numa aquisição através de e-commerce, enquanto 43% dos entrevistados afirmaram ter sido em lojas físicas (29% não recordaram).

    A pesquisa também apontou que 73% das pessoas não estão acompanhadas em suas compras online, mas ainda assim se sentem mais seguras, já que possuem acesso a informações importantes sobre o produto em consultas na própria internet.

     

  • Postado por editora em Atualidades em 21/03/2013 - 14:02

    “Em 21 de julho de 1914, um combinado de jogadores pisou o relvado do Estádio das Laranjeiras para enfrentar a equipe inglesa do Exeter City e realizar aquela que seria consensualmente identificada como a primeira partida oficial da seleção brasileira.”

    Há quase 100 anos não era possível imaginar que o futebol se tornaria o esporte mais popular do Brasil, ganhando um “status de referencial de práticas e representações para grande parte da    população”, e que a seleção canarinho seria reconhecida mundialmente como a maior representante dessa modalidade esportiva.

    Essa relação apaixonada com futebol e a seleção nacional já é objeto de diferentes estudos desde a década de 1930, mas o olhar voltado à compreensão entre as relações institucionais e as interações com os universos cultural e político, desde o início da peleja até a conquista do Tri, é abordado de forma especial pelo historiador Carlos Eduardo Sarmento, em sua última publicação.

    Esses 56 anos de bola rolando são apresentados no livro “A construção da Nação Canarinho: Uma história institucional da seleção brasileira de futebol, 1914-1970”, lançado hoje, postumamente, no site da Editora FGV.

     

    Carlos Eduardo Sarmento faleceu em 16/03/2013.

    Arquivos:
  • Postado por editora em Eventos em 18/03/2013 - 18:38

    O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil completa 40 anos em 2013 e promove vários eventos comemorativos.

    De portas abertas para o público, o CPDOC da FGV recebe o Programa Memória do Mundo com a exposição de documentos originais do seu acervo sobre os arquivos privados de Getulio Vargas e Herbert de Souza, e das Polícias Políticas do Rio de Janeiro.

    Além dessa mostra, o Centro organiza mesa redonda com o tema ‘O uso de documentos de arquivo na difusão da História’, com participação do cineasta Eduardo Escorel, do jornalista Mario Magalhães e dos historiadores Paulo Knauss (APERJ) e Verena Alberti (CPDOC); e cineclube, com exibição do filme ‘O turbilhão – Uma crônica familiar’, do diretor húngaro Peter Forgács, que explora as memórias de uma família judaica antes da Segunda Guerra Mundial.

     

    Exposição                                                                                 Cineclube

    Data: 19 de março de 2013                                                          Data: 21 de março de 2013

    Exposição: 13h30 às 19h                                                              Exibição: 18h30

    Mesa redonda: 14h30 às 17h                                                        Debate: Após a exibição

    FGV – Praia de Botafogo, 190 – 12º andar                                      FGV - Praia de Botafogo, 190 - auditório 4

    Mais informações em cpdoc.fgv.br

     

    O livro ‘As instituições brasileiras na Era Vargas’ está disponível gratuitamente no site da Editora FGV.

  • Postado por editora em Atualidades em 13/03/2013 - 17:55

    “Mi casa es tu casa”! Parece que esta é a nova ordem para um número cada vez maior de jovens consumidores da América Latina preocupados com um consumo mais consciente.

    A preferência por marcas socialmente engajadas é uma tendência que vem conquistando esses consumidores dispostos a apoiar empresas atentas às desigualdades sociais, e que ofereçam ao seu público a oportunidade de cada um fazer sua parte na solução dos problemas da sociedade.

    Nessa espécie de ação conjunta, que não se preocupa apenas com o consumo desenfreado, empresas e clientes estão unidos por um bem maior, com ações especiais que priorizam o bem-estar social através doações e, principalmente, do engajamento pessoal em atividades diferenciadas, como mutirões de limpeza e conservação de áreas urbanas, construção de casas e várias outras formas de voluntariado.

    De acordo com reportagem publicada pela revista Exame, alguns fatores impulsionam a nova classe de consumidores em direção a essa tendência, como:

    ? Maior poder econômico, político e de acesso à tecnologia;

    ? Ascensão da classe média ;

    ? Mais acesso à informação (e de qualidade), principalmente online;

    ? Maturidade e consciência na escolha das marcas.

     

    Através de ações sinceras e com um pouco de ousadia é possível transformar sua marca, acompanhar essa tendência e atrair seguidores.

    Os livros ‘Responsabilidade social empresarial: teoria e prática’ e ‘Gestão social: metodologia, casos e práticas’, podem ser boas ferramentas nessa mudança.

    Arquivos:
  • Postado por editora em Atualidades em 11/03/2013 - 17:07

    Se você tem uma ideia inovadora, esse é o momento de tirá-la do papel.

    De acordo com um levantamento anual feito pela FGV, 70% dos empreendedores começam a empresa porque identificam uma oportunidade de negócio e não por necessidade.

    Essa mesma pesquisa ainda aponta que os jovens foram os grandes responsáveis pelo crescimento de 44% na taxa de empreendedorismo no Brasil nos últimos dez anos.

    Conhecimento, informação e maior nível de escolaridade são os principais diferenciais dessa nova geração de chefes, que cada vez mais preferem iniciar um novo negócio a ter um bom emprego formal.

    Para auxiliar os que se identificaram com esse grupo que vem fazendo a diferença na economia brasileira, recomendamos Empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios, livro que aborda de forma prática as principais necessidades e atribuições de um novo empreendedor. Com 140 páginas, a publicação custa R$27 e faz parte da Série Gestão estratégica e econômica de negócios.

  • Postado por editora em Atualidades em 07/03/2013 - 18:26

    Desde a semana passada os bancos oferecem, para quem já entregou a declaração do IR deste ano, a oportunidade de antecipar o valor da restituição, com juros que variam de 1,59% a 2,20% ao mês. O serviço está disponível no banco que o correntista indicou para o depósito da sua restituição.

    O adiantamento pode ser uma boa alternativa para saldar dívidas, mas os especialistas alertam que esse tipo de empréstimo deve ser usado apenas para substituir outros que cobram juros maiores.

    Em entrevista ao Diário de S.Paulo, o economista da FGV Samy Dana comenta sobre a importância de “comparar a taxa dessa modalidade e das linhas tradicionais, como o consignado e o empréstimo pessoal”.

    Os interessados também devem levar em conta o fato de que quanto mais tempo a restituição demorar a ser liberada, mais juros serão pagos.

    Se você pensa em contrarar esse serviço, vale a pena declarar o IR  logo, pra receber a devolução mais cedo.

     

    Arquivos:
  • Postado por editora em Atualidades em 04/03/2013 - 18:25

    A FGV participa do Movimento Universitário Sangue Bom. Criada em 2011, a campanha do Hemorio já coletou 3 mil bolsas de sangue, ajudando a salvar mais de 10 mil vidas.

    Seja solidário você também. Esta sexta (8/3, das 9h às 14h) é dia de doar sangue na FGV — Praia de Botafogo, 190, 4o andar.

    Pré-requisitos:

    - Ter entre 18 e 65 anos de idade;

    - Ter um documento de identificação com foto;

    - Estar com boa saúde;

    - Pesar mais de 50 quilos;

    - Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas;

    - Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses (quem fez há mais tempo pode doar).

    Arquivos:
  • Postado por editora em Atualidades em 01/03/2013 - 21:07

    Tomando como inspiração a Read an eBook Week, que acontece nos EUA e no Canadá desde 2004, a empresa Simplíssimo, especializada em consultoria, cursos e produção de eBooks, promoverá a 1ª Semana do Livro Digital entre os dias 3 e 9 de março.

    A divulgação do livro digital como uma nova alternativa de leitura é a principal estratégia desse evento, que tem a participação de diversas editoras brasileiras interessadas em promover suas obras em formato digital, oferecendo descontos e sorteando ebooks nessa “feira do livro” online.

    O fundador e diretor executivo da Simplíssimo, Eduardo Melo, acredita que as vendas aumentarão durante o evento. Eduardo não arrisca percentuais, mas tem uma certeza: “Em termos de divulgação do livro digital, eu já considero um sucesso. O evento está ganhando uma boa cobertura nos jornais do sudeste, mais pessoas ficarão sabendo que o livro digital existe, que é mais barato, que muitas livrarias e editoras oferecem...”

    Além de eBooks gratuitos e sorteios, haverá descontos que poderão variar entre 10 e 30%. É uma excelente oportunidade tanto para os interessados em conhecer melhor as possibilidades da leitura digital, quanto para os adeptos aumentarem suas estantes!

    Nós também vamos participar da 1ª Semana do Livro Digital. No site criado especialmente para essa promoção, oferecemos 15% de desconto em todos os nossos eBooks, além de livros digitais gratuitos e sorteios nas redes sociais.

    Para conferir, é só entrar em www.semanadolivrodigital.com.br a partir do dia 3 de março, localizar nosso banner e aproveitar!