Arquivo de Setembro 2015

• Postado por editora em Atualidades, Destaques em 11/09/2015 - 15:28

Fayga Ostrower, com a curadoria de Anna Bella Geiger, é uma seleção das obras mais emblemáticas da artista no período de 1940 a 2001 lançada por nós em parceria com a Insight Comunicação.

Fayga (1920-2001) foi uma artista e uma intelectual. Criadora de um sem-número de obras seminais, essenciais para o contexto do movimento abstracionista informal na arte brasileira, considerado uma das vanguardas dos anos 1950; ela também irá se tornar uma teórica da arte de seu tempo, autora de uma série de livros pedagógicos sobre as artes visuais. Para ela, a palavra não seria apenas um meio de expressão; a palavra, o pensamento, a articulação verbal de certas experiências eram também uma forma de realização.

No expressionismo figurativo, alguns dos conceitos essenciais sobre arte pautavam-se no ideológico, e isto irá caracterizar a obra de alguns artistas dos anos 1940/50, principalmente aqui no Rio de Janeiro (houve outros como os artistas do  Clube de Gravura em Bagé e Porto Alegre, RS , mais ligados ao realismo social3), por atitudes como a escolha preponderante do uso de meios gráficos, em técnicas como a xilogravura e a gravura em metal, pelo próprio compromisso com o valor simbólico atribuído à obra gráfica.

Isso significando que, além do fato da gravura, do desenho e da aquarela terem sido uma escolha de meios de ordem pessoal de Fayga, por razões ideológicas, tratava-se de uma postura crítica radical de todos esses artistas. Fosse quanto ao alto valor mercadológico da pintura em detrimento da criação gráfica, multiplicável, e, portanto, mais acessível; fosse como protesto social e artístico e também forma de resistência baseada na crença utópica da influência da arte sobre o social — uma convicção da qual compartilhavam, além de Fayga, Goeldi, Livio Abramo e Lasar Segal.

A vida de Fayga e parte de sua obra estão disponíveis para download gratuito no nosso site.

Uma excelente oportunidade de acessar um novo conhecimento e se encantar com a arte.

Faça o download AQUI

Confira uma pequena mostra da sua arte. Acesse também o Hotsite

[gallery]

• Postado por editora em Atualidades, Eventos, Promoções em 08/09/2015 - 18:09

Mais uma Bienal do Livro do Rio e mais uma vez estamos lá.

Até o dia 13 de setembro o Riocentro é a sede da leitura, dos livros e dos leitores.

Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que promovem a leitura.

São quase 400 editoras reunidas apresentando obras dos mais variados temas para toda a família.

Este ano, os ingressos podem ser comprados com antecedência, pela internet, para impressão em casa. Aproveite esta dica para evitar filas no local. Confira esta vantagem clicando aqui

Nosso estande está no Pavilhão Azul, Rua I. Pertinho do Café Literário.

Todos que levarem um livro usado, em bom estado, poderão fazer as compras com 20% de desconto em nosso estande. Esta ação é muito importante. Participe e ajude-nos a ajudar instituições especiais com essas doações.

Mais de 700 pessoas já foram nos encontrar. Queremos te encontrar por lá também.

Confira como estamos: