Arquivo de Janeiro 2014

  • Postado por editora em Atualidades, Destaques em 28/01/2014 - 17:43

    A Coleção Práticas de Gestão é um conjunto de livros cujo conteúdo compõe as disciplinas dos cursos Superiores de Tecnologia da Fundação Getulio Vargas, oferecidos a distância pelo FGV Online, as quais, em sua maioria, foram elaboradas por professores da Escola de Administração Pública e Privada (EBAPE).

    Trata-se de um material produzido com a consciência de que suas obras ajudarão o leitor – que desejar ou não ingressar em uma nova e enriquecedora experiência de ensino-aprendizagem, a educação a distância (EAD) – a responder, com mais segurança, às mudanças tecnológicas e sociais de nosso tempo, bem como a suas necessidades e expectativas profissionais.

    Esta Coleção acaba de receber vários novos títulos em sua composição.

    Confira:

    Mod de Orgs Publicas rev05-P.cdr Estatística empresarial rev05-P.cdr Gestão de negócios turísticos - 03-P.cdr Gestao de projetos - rev04-P.cdr Gestao de canais - rev05-P.cdr

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Obras relevantes tanto para estudantes quanto para os demais leitores que se interessem pelos temas abordados, os texto combinam a visão acadêmica com exemplos práticos, voltados para o mercado de trabalho.

    Através de uma linguagem simples e ilustrações modernas, seus conteúdos são ainda mais atrativos. Coleção Prática de Gestão - só figura

    Coleção Práticas de Gestão

    Editora FGV

  • Postado por editora em Atualidades, Destaques em 23/01/2014 - 11:58

    Mais um livro e mais um série!

    O título Gestão de riscos no agronegócio é o primeiro livro da nova Série Gestão Estratégica do Agronegócio, que faz parte das Publicações FGV Management.

    Ligada ao programa de ensino do GV Agro, essa série foi criada em reconhecimento à importância estratégica do setor. Assim como todos os livros do FGV Management, esta coleção parte de duas premissas: livros são o canal ideal para divulgar o pensamento dos docentes da FGV e contribuem para a construção e a reconstrução da identidade do programa.

    Gestão de riscos no agronegócio pretende ilustrar a aplicação das principais ferramentas financeiras de mercados de derivativos (futuros, opções e swaps) por meio de exemplos e soluções, de forma a aproximar teoria e prática, contribuindo na redução ou eliminação desses riscos.

    Confira um trecho da introdução dessa obra:

    A formação dos preços agropecuários nos últimos anos tem adquirido uma dimensão cada vez mais internacional, no sentido de que os componentes de oferta e demanda são progressivamente mais globais do que regionais ou nacionais. Adicionalmente, a maior agilidade com que os canais de transmissão irradiam os preços entre os componentes das cadeias produtivas faz com que o risco de preços impacte imediatamente o agronegócio.
    Nesse sentido, a gestão de risco do agronegócio passou a ter um papel importante na vida das empresas desse setor da economia, e por essa razão o conhecimento dessa ferramenta – os mercados de derivativos – ganhou importância na formação dos profissionais.
    Saber identificar e mensurar o risco de preço das mercadorias agropecuárias, conhecer as estratégias para mitigar os riscos através dos mercados futuros e de opções, diferenciar as operações de hedge das especulativas, utilizar corretamente os conceitos e as estratégias operacionais dos derivativos – esses são os conhecimentos que este livro busca transmitir aos leitores e estudiosos do assunto.

    Gestão de riscos no agronegócio - rev09-P.cdr

     

    Gestão de riscos no agronegócio

    Série Gestão Estratégica do Agronegócio

    Publicações FGV Managemenet

    Impresso | R$29

     

     

    Próximas obras, ainda em produção, que farão parte desta série:

    Estratégias de comunicação no agronegócio, Análise de preços de commodities agrícolas, Agro Brasil no mundo - inserção internacional do agronegócio brasileiro

  • Postado por editora em Atualidades, Destaques em 22/01/2014 - 18:15

    Incrementamos nossa seção de eBooks gratuitos com a disponibilização de mais obras da FGV Direito Rio.

    Essa área, que já conta com mais de 17 mil downloads de eBooks e documentos dos mais variados assuntos, recebe, essa semana, mais 12 novas publicações.

    Já é possível baixar 9 volumes dos Cadernos FGV Direito Rio disponíveis, além de 3 edições da Coleção Jovem Jurista, também da Direito Rio.

    Os Cadernos FGV Direito Rio são publicações da Escola de Direito do Rio do Janeiro da Fundação Getulio Vargas e têm como objetivo fomentar o debate sobre o ensino jurídico. Os textos apresentados nessas edições têm o propósito de colaborar na consolidação da comunidade acadêmica da Escola, com referências comuns na teorização e na aplicação da metodologia de ensino, e de (re)apresentar ideias para o aprimoramento do ensino no país.

    Essas obras abordam temas como crise no ensino jurídico nacional,  métodos de caso e educação jurídica, razões para se estudar direito, dentre outros assuntos relacionados às experiências docentes, discentes e de pesquisa sobre o ensino jurídico, além de relatos de experiências realizadas no âmbito da Escola de Direito, envolvendo pesquisa, extensão e ensino, sempre sob a perspectiva da inovação didática, com discussões sobre o processo de construção de metodologias de ensino inovadoras que variam desde a concepção de um curso de graduação, até atividades de extensão da sala de aula e cursos de capacitação com aparato tecnológico sofisticado.

    Além de 8 volumes dos Cadernos publicados nos anos de 2005 e 2006 e entre os anos de 2009 e 2012, uma edição especial de Alfredo Lamy Filho que discute 'A crise do ensino jurídico e a experiência do CEPED', título da obra, que também está inserida nesta seção.

    cadernos direito

     

    A Coleção Jovem Jurista abrange obras que apresentam, a cada ano, os trabalhos produzidos pelos alunos da graduação em Direito e reconhecidos por sua excelência e aspectos inovadores através do recebimento dos prêmios Miranda Rosa de Qualidade e Alfredo Lamy Filho de Inovação, ambos promovidos pela FGV Direito entre os anos de 2010 e 2012.

    Essas obras ainda apresentam, em cada um das edições, o trabalho que recebeu o primeiro lugar no X Concurso de Monografias CVM e BM&FBOVESPA, um artigo acadêmico publicado na Revista da Magistratura Federal, além de trabalhos vencedores da Semana Jurídica organizada pela Escola.

    coleção jj

     

    Todas essas obras e mais cerca de 15 outros títulos produzidos pela FGV Direito Rio estão disponíveis na seção eBooks Gratuitos do nosso site.

    Aproveite e conheça também as demais produções de outros assuntos registradas nessa seção.

    É só clicar, baixar e aprender!

  • Postado por editora em Atualidades, Destaques em 14/01/2014 - 15:49

    Lançamento das Publicações FGV Management, o livro Economia internacional é mais uma obra que faz parte da nova Série Comércio exterior e negócios internacionais.

    Seu objetivo é oferecer um guia conciso de economia para os atuais e futuros profissionais da área de comércio exterior, que torna-se, cada vez mais, um campo de interesse para estudiosos, profissionais e suas empresas e governo.

    Com o forte crescimento do intercâmbio econômico internacional das últimas décadas, tanto no âmbito comercial quanto no financeiro, o grau de interdependência entre as nações se eleva, bem como a complexidade e a velocidade das trocas mercantis e dos fluxos de capital.

    Essa realidade torna o entendimento da economia internacional ponto fundamental para as negociações com parceiros estrangeiros.

     

    Este livro apresenta esses principais conceitos e ferramentas em 5 capítulos. Confira um trecho da introdução:

    O capítulo 1 é dedicado à discussão de aspectos teóricos e de algumas práticas do comércio exterior. São apresentados os fundamentos da chamada teoria das vantagens comparativas, a qual é contrastada, em seguida, com abordagens alternativas (as novas teorias de comércio) e com algumas práticas comerciais correntes.

    O capítulo 2 apresenta elementos de microeconomia e teoria dos jogos, com diversas aplicações. Juntamente com as teorias de comércio, apresentadas no capítulo anterior, a discussão microeconômica forma a base teórica da disciplina economia internacional.

    No capítulo 3, passamos ao campo da macroeconomia, apresentando e discutindo indicadores relacionados à atividade econômica e à evolução dos preços, os quais nos permitem avaliar de forma comparativa o desempenho dos diversos países em termos de crescimento e inflação.

    O capítulo 4 é dedicado à gestão macroeconômica, isto é, aos mecanismos de que fazem uso os governos para promover a estabilidade e o crescimento, com destaque para as chamadas políticas fiscal e monetária.

    No capítulo 5, voltamos ao tema das relações econômicas internacionais, mas por outra ótica. Apresentamos, de forma sistemática, conceitos centrais como taxa de câmbio e balanço de pagamentos, relevantes tanto para os agentes envolvidos com os negócios externos quanto para a própria gestão macroeconômica. Também destacamos os organismos internacionais vinculados ao comércio, com destaque para a Organização Mundial do Comércio (OMC).

    Economia internacional - rev01-P.cdr

     

     

    Economia internacional

    Série Comércio exterior e negócios internacionais

    Publicações FGV Management

    R$29,00

  • Postado por editora em Atualidades, Destaques, Entrevistas em 08/01/2014 - 11:00

    Em 16 de janeiro de 1974 Azeredo da Silveira monta sua estratégia geral antes de assumir o comando do Itamaraty, a convite do então presidente Ernesto Geisel.

    O documento "Política externa brasileira: seus parâmetros internacionais", que completa 40 anos no próximo dia 16, foi a base de uma das transformações mais profundas no comportamento internacional do Brasil, através de uma política externa ambiciosa e ousada defendida e aplicada por Silveira.

    Conversamos com Matias Spektor, organizador do livro Azeredo da Silveira: um depoimento, que, direto do Reino Unido, nos deu a honra de apresentar um pouco mais sobre essa figura histórica que foi, e é, Azeredo da Silveira.

    Confira:

     

    Quem foi Azeredo da Silveira?

    Ele foi ministro das Relações Exteriores do governo Geisel (1974-79), e durante sua gestão o Brasil assistiu a um processo intenso de ascensão internacional. Algo parecido como o que vimos durante o governo Lula.

    Em que consistiu essa ascensão?

    Ela teve dois aspectos fundamentais. Primeiro, Silveira reverteu a política sul-americana. Antes, ela era defensiva. Existia a crença de que qualquer tipo de assertividade na região levaria a uma reação contrária, liderada pela Argentina. Silveira pagou para ver. O resultado disso foram grandes acordos de infraestrutura: Itaipu com o Paraguai, gasoduto com a Bolívia, acordos de Jaguarão e Lagoa Mirim com o Uruguai, Tratado de Cooperação Amazônica com os países andinos.

    Qual o segundo elemento?

    Silveira negociou com êxito uma bateria de mecanismos de consulta de alto nível com Washington, Londres, Paris, Roma, Bonn e Tóquio. À época, ainda não existia o diálogo regular entre países industrializados e países em desenvolvimento. Ao formalizar esses acordos, Silveira obteve o reconhecimento de terceiros de que o Brasil merecia status especial. Silveira ainda abriu uma política para a África negra, especialmente para as ex-colônias portuguesas que, até aquele momento o Brasil ignorava. E criou uma política para o Oriente Médio e a China pela primeira vez.

    Qual a trajetória profissional de Silveira?

    É muito interessante. Ele começou a carreira diplomática ainda muito jovem e fez parte da geração de diplomatas que encerraram o paradigma americanista da época de Osvaldo Aranha. Junto a um punhado de colgas, Silveira esteve na dianteira do que seria o lado diplomático do nacional-desenvolvimentismo: a criação da UNCTAD, a negociação do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, o estabelecimento de um diálogo Norte-Sul.

    Existem biografias escritas sobre ele?

    Não, lamentavelmente. Ele não deixou memórias nem foi sistemático em suas notas pessoais. Mas seu arquivo, depositado no Cpdoc/FGV, é riquíssimo (e ainda pouco estudado). E ele deixou mais de vinte horas de depoimento ao Cpdoc que agora podem ser lidas em “Azeredo da Silveira: um depoimento”.

    Matias Spektor ainda nos apresenta uma verdadeira aula sobre Silveira no site http://silveiradepoimento.com.br/site/, que também disponibiliza documentos secretos do período de 1974 a 1979, quando nosso personagem foi ministro das Relações Exteriores.

    Capturar

     

     

    Azeredo da Silveira: um depoimento

    Matias Spektor

    Em comemoração aos 40 anos do pragmatismo de Silveira, os exemplares estão 30% de desconto:

    Impresso: R$49,70 (R$71,00)

    eBook: R$35,00 (R$50,00)

     

     

     

     

     

     

    Confira outras obras de Matias Spektor publicadas pela Editora FGV:

     

    O que a China quer? e Os Brics e a ordem global

    Ambas da Colelção FGV de Bolso | Série Entenda o Mundo

     

    Veja também a matéria de hoje de sua coluna na Folha de S. Paulo.

  • Postado por editora em Atualidades, Destaques em 07/01/2014 - 15:17

    Continuando nossa retrospectiva do último ano, confira a segunda parte das obras lançadas pela Editora FGV em 2013.

    A lista segue a anterior, com as obras apresentadas em ordem alfabética.

    Confira:

     

    Gestão ambiental empresarial

    Publicações FGV Online | Coleção Socioambiental

    Autor: Ricardo Luiz Peixoto de Barros

     

    Gestão contábil financeira

    Publicações FGV Management | Série Gestão Empresarial

    Autores: André Luis Fernandes Limeira, Carlos Alberto Dos Santos Silva, Carlos Vieira, Raimundo Nonato Souza Silva

     

    Gestão da cadeia de suprimentos

    Publicações FGV Management | Série Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

    Autores: Almir Garnier Santos, Bruno De Sousa Elia, Eduardo Magalhães, Geraldo Pinto

     

    Gestão da tecnologia da informação

    Publicações FGV Online | Coleção Gestão Empresarial

    Autor: André Bittencourt Do Valle

     

    Gestão de finanças internacionais

    Publicações FGV Management | Série Comércio Exterior e Negócios Internacionais

    Autores: Alex Sandro Monteiro De Moraes, Ivando Silva De Faria, Ricardo Bordeaux Rego, Carlos Alberto Decotelli

     

    Gestão de negócios sustentáveis

    Publicações FGV Management | Série Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

    Autores: Annibal Schleder, Eduardo Rosa Pedreira, Rubens Mazzali

     

    Gestão de operações de câmbio

    Publicações FGV Management | Série Comércio Exterior e Negócios Internacionais

    Autores: Shirley Yurica Kanamori Atsumi, Alexsandra Oliveira Bertolla, Gustavo Paiva Iamin, Marcelo Ferreira Lima

     

    Gestão de riscos no agronegócio

    Publicações FGV Management | Série Gestão Estratégica do Agronegócio

    Autores: Félix Schouchana, Hsia Hua Sheng, Carlos Alberto Decotelli

     

    Gestão estratégica de recursos humanos

    Publicações FGV Online | Coleção Gestão de Pessoas

    Autor: João Baptista Brandão

     

    Gestão social e gestão estratégica: experiências em desenvolvimento territorial Vol.2

    Organizador: Fernando Guilherme Tenorio

    Administração

     

    História do turismo no Brasil

    Organizadores: Celso Castro, Valeria Lima Guimarães, Aline Montenegro Magalhães

    História

     

    História e historiadores

    Autora: Angela Maria De Castro Gomes

    História

     

    História urbana: memória, cultura e sociedade

    Organizadores: Gisele Sanglard, Carlos Eduardo Moreira De Araújo, Jose Jorge Siqueira

    Sociologia

     

    Integração normativa: o direito em um contexto multicultural e multilíngue

    Organizadores: Evandro Menezes De Carvalho, Rosalind Greenstein

    Direito

     

    Marketing

    Publicações FGV Management | Série Gestão Empresarial

    Autores: Darci Basta, João Baptista Vilhena, José Antonio Ferreira De Oliveira, Miguel Lima

    Metamorfoses indígenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro

    Autora: Maria Regina Celestino De Almeida

    História

     

    Negociação

    Publicações FGV Online | Coleção Gestão Empresarial

    Autor: Jaci Corrêa Leite

     

    O Bolsa Família e a social-democracia

    Coleção FGV de Bolso | Série Sociedade & Cultura

    Autora: Débora Thomé

    O documento arquivístico ante a realidade digital: uma revisão conceitual necessária

    Autora: Rosely Curi Rondinelli

    Arquivologia

     

    O federalismo brasileiro em seu labirinto: crise e necessidade de reformas

    Organizador: Fernando Rezende

    Economia

     

    O que é Creative Commons? Novos modelos de direito autoral em um mundo mais criativo

    Coleção FGV de Bolso | Série Direito & Sociedade

    Autores: Sérgio Branco, Walter Britto

     

    O que esperar do Brasil?

    Organizador: Luiz Carlos Bresser-Pereira

    Economia

     

    Orçamento empresarial

    Publicações FGV Management | Série Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

    Autores: Ivan Pricoli Calvo, José Mauro Bacellar De Almeida, Pedro Leão Bispo, Washington Luiz Ferreira

     

    Ordem constitucional econômica

    Publicações FGV Management | Série Direito do Estado e da Regulação

    Autores: Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida

     

    Regulação no Brasil: uma visão multidisciplinar

    Organizador: Sérgio Guerra

    Direito

     

    Responsabilidade socioambiental

    Publicações FGV Online | Coleção Socioambiental

    Autor: Haroldo Mattos De Lemos

     

    Todo ano acaba, mas os livros ficam!

    Aguarde nossas novidades em 2014.

  • Postado por editora em Atualidades, Destaques em 06/01/2014 - 16:34

    Com o começo de mais um ano, sempre vale a pena passar a limpo o que foi feito nos 365 dias anteriores.

    E para não perder a tradição de retrospectiva, resolvemos listar os nossos lançamentos de 2013 para mantê-lo sempre atualizado com a nossa produção.

    Confira a primeira parte da lista de obras publicadas pela Editora FGV no ano passado apresentadas, a seguir, por ordem alfabética:

     

    A América portuguesa e os sistema atlânticos na Época Moderna

    Autores: João Fragoso, Roberto Guedes, Thiago Krause

    Coleção FGV de Bolso | Série História

     

    A Bolsa no bolso: fundamentos para investimentos em ações

    Autores: Moises e Ilda Spritzer

    Coleção FGV de Bolso | Série Economia & Gestão

     

    A construção da Nação Canarinho: Uma história institucional da seleção brasileira de futebol, 1914-1970

    Autor: Carlos Eduardo Barbosa Sarmento

    Coleção FGV de Bolso | Série História

     

    A era das conquistas: América espanhola, séculos XVI e XVII

    Autor: Ronald Raminelli

    Coleção FGV de Bolso | Série História

     

    A História como ofício: a constituição de um campo disciplinar

    Autora: Marieta de Moraes Ferreira

    História

     

    A política dos palcos: teatro no primeiro governo Vargas (1930-1945)

    Autora: Angélica Ricci Camargo

    Coleção FGV de Bolso | Série História

     

    A reforma esquecida: orçamento, gestão pública e desenvolvimento

    Organizadores: Fernando Rezende, Armando Santos Moreira Da Cunha

    Administração

     

    Administração pública gerencial

    Organizadores: Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida

    Publicações FGV Management | Série Direito do Estado e da Regulação

     

    Aprendendo história: reflexão e ensino

    Autores: Marieta de Moraes Ferreira, Renato Franco

    História

     

    Armadilha da renda média: visões do Brasil e da China |Volume 1

    Organizadores: Lia Valls Pereira, Fernando Veloso, Zheng Bingwen

    Economia

     

    Armadilha da renda média: visões do Brasil e da China | Volume 2

    Organizadores: Lia Valls Pereira, Fernando Veloso, Zheng Bingwen

    Economia

     

    As ciências sociais e os espaços da política no Brasil

    Organizadores: Ernesto Seidl, Igor Gastal Grill

    Ciência política

     

    As Misericórdias portuguesas: séculos XVI a XVIII

    Autora: Isabel Dos Guimarães Sá

    Coleção FGV de Bolso | Série História

     

    Como decidem as cortes? Para uma crítica do direito (brasileiro)

    Autor: José Rodrigo Rodriguez

    Direito

     

    Crítica, método e escrita da história em João Capistrano de Abreu

    Autora: Maria Da Glória De Oliveira

    História

     

    Destinos do turismo: percursos para a sustentabilidade

    Autora: Helena Araújo Costa

    Coleção FGV de Bolso | Série Turismo

     

    Direito e economia em dois mundos: doutrina jurídica e pesquisa empírica

    Organizadores: Antônio José M. Porto, Patricia Regina Pinheiro Sampaio

    Direito

     

    Ditaduras contemporâneas

    Autor: Maurício Santoro

    Coleção FGV de Bolso | Série Entenda o mundo

     

    Economia internacional

    Autores: Robson Ribeiro Gonçalves, Mario Rubens De Mello Neto, Nora Raquel Zygielszyper, Virene Roxo Matesco

    Publicações FGV Management | Série Comércio Exterior e Negócios Internacionais

     

    Empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios

    Autores: Alivinio Almeida, Antônio André Neto, Cristóvão Pereira De Souza, Tales Andreassi

    Publicações FGV Management | Série Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

     

    Ensaios de sociologia do mercado de trabalho brasileiro

    Autor: Adalberto Moreira Cardoso

    Sociologia

     

    Ensaios IBRE de economia brasileira - 1

    Organizadores: Regis Bonelli, Armando Castelar Pinheiro

    Economia

     

    Fábrica de software

    Organizadores: Fernando Guilherme Tenorio, Rogerio Valle

    Administração

     

    Famílias em imagens

    Organizadoras: Bárbara Copque, Clarice Ehlers Peixoto, Gleice Mattos Luz

    Antropologia

     

    Fundamentos de direito constitucional | Volume 1

    Organizadores: Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida

    Publicações FGV Management | Série Direito do Estado e da Regulação

     

    Fundamentos de direito constitucional | Volume 2

    Organizadores: Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida

    Publicações FGV Management | Série Direito do Estado e da Regulação

     

    Continua...