Arquivo de Novembro 2014

  • Postado por editora em Destaques em 26/11/2014 - 15:10

    Continuamos a compartilhar conhecimento!

    O espaço exclusivo para Editoras Parceiras já conta com duas obras da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC)

    A EdUFSC reflete a produção científica, tecnológica e cultural da Universidade e da sociedade, publicando títulos locais, regionais, nacionais e internacionais, sempre identificados pela qualidade e variedade de temas.

    As obras atualmente disponíveis em nosso site refletem essa diversidade de assuntos produzidos com o selo da Editora, que, em breve, terá mais títulos disponíveis nessa seção.

    Um deles traz os detalhes de um curso de engenharia para os calouros. O segundo, apresenta a trajetória da transformação urbanística da cidade de Barcelona, inclusive suas mudanças olímpicas.

    Confira mais detalhes sobre os dois ebooks:

    Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos apresenta a engenharia aos novatos dos cursos de forma descontraída e divertida, já começando pelo prefácio da obra. Confira um trecho:

    "Embarcar num veículo em movimento, que já tem uma trajetória antiga e consolidada, que funciona como um sistema bem estruturado, com personagens ocupando suas posições nos assentos, não é tão fácil quanto parece. Filmes de aventura, desenhos animados e jogos raramente espelham algum realismo nas suas fantasiosas cenas de heróis e bandidos saltando de um veículo em movimento para outro.
    Mas na vida real às vezes nem alcançamos o veículo. Quando conseguimos isso, temos dificuldade de nos equilibrar na sua carenagem, ou dentro dele. Quando muito, chegamos e mal-entendemos as regras do jogo, de onde vem o veículo, como ele funciona, para onde vai, quem ou o que o comanda, onde está o manual de operação dos equipamentos de bordo. Enfim, temos de, com rapidez, embarcar, nos desembaraçar dos rituais de chegada, pegar o “jeito da coisa”, entender a linguagem utilizada lá dentro, as relações de forças e começar a colher os frutos da viagem, ou quem sabe até contribuir para corrigir
    o trajeto em curso.
    E no começo nem temos direito a assentos, ficamos pendurados nos estribos, nas cordas de segurança, segurando nas mãos dos mais experientes, tentando seguir algumas instruções e conselhos esparsos
    vindos não se sabe de onde. A cada curva, a cada irregularidade da pista ou mudança de velocidade, rodopiamos feito folhas secas num vendaval.
    Para quem chega, tudo é novo, complexo, mágico. A muito custo, com o tempo, a tempestade acalma, a poeira baixa, as coisas parecem fazer sentido, o novo pouco a pouco começa a ficar familiar. O complexo se transforma em algo instigante, um estímulo ao nosso intelecto, e o que antes parecia mágico revela-se um desafio à espera de solução. Mas nem todos têm a sorte de compreender todo esse  processo a tempo de usufruir os serviços de bordo, os benefícios da aventura ou de se deliciar com a privilegiada paisagem da janela.
    Embarcar num curso de engenharia é quase isso. Tudo já funciona, há regras, técnicas, procedimentos, linguagem própria, posições hierárquicas, história, teorias, conceitos, relações de interesses, enfim,
    um tabuleiro repleto de peças que dançam cumprindo papéis mais ou menos bem definidos. O quadro parece já estar pintado, cristalizado, emoldurado, tudo pronto, e só nos basta apreciá-lo, compreendê-lo, nos maravilhar com o seu esplendor.(...)"

     

    Barcelona: transformação urbanística (1979-1992) apresenta um panorama dos processos de transformação realizados nos bairros da cidade entre 1979 e 1992, período que abrange o restabelecimento da democracia, de 1979 até 1986, quando ocorre a indicação de Barcelona para sediar a Olimpíada de 1992. Confira alguns trechos da obra:

    "Nas singularidades das formas de crescimento urbano, identificam-se distintasmorfologias urbanas, como no distrito daCidade Antiga, onde a estrutura do solo é uma consequência das relações entre os edifícios e os espaços públicos. Ainda hoje, existe o delineamento da via romana que unia o porto ao assentamento de sua fundação. O período medieval reconhece-se na conformação dos sítios, como ruas, vielas, casas-pátio, conjuntos edificados como palácios e igrejas, e nos restos da antiga muralha para a defesa da cidade. A derrubada da muralha, ao longo da primeira metade do século XIX, permitiu o crescimento urbano no sentido mar-montanha, que, do antigo porto, estende-se ocupando a planície barcelonesa até a borda da serra de Collserola. A grande expansão urbana inicia-se na segunda metade do século XVIII, com a construção do Plano Cerdà, proposta pioneira do urbanismo moderno que atinge sua conclusão no fim do século XIX.(...)"  "No livro Geometria i projecte del sòlals orígens de la Barcelona moderna: la Vila de Gràcia (1995), o autor Enric Serra Riera nos dá a conhecer a origem e a evolução de Gràcia diante dos processos de racionalização do solo urbano,
    entre os séculos XVII e XIX. A seguir, apresenta-se, nesta seção, uma síntese que embasa o estudo desse autor: O desenvolvimento urbano em Barcelona a partir do século XIX realiza-se com a abertura
    de vias, passeios e praças. O território é ocupado ao longo do sistema de caminhos que se originam na muralha medieval, ligando a Cidade Antiga às povoações rurais, como o passeio da Catalunha, que surge do antigo caminho marmontanha, definida pela sequência das grandes construções dos conventos e só tratada como passeio no século XVIII (...)"

    Acesse a área dos ebooks da Editora UFSC em  Ebooks Editoras Parceiras.

  • Postado por editora em Atualidades, Destaques, Entrevistas em 25/11/2014 - 10:53

    ??! O Japão fica a um toque do Brasil!

    Devido ao interesse do jovem Alex Hasegawa, abrimos a venda de vários ebooks da Editora FGV na iBooks Store do Japão.

    De acordo com ele, a busca pelo aperfeiçoamento da língua portuguesa entre jovens universitários nascidos no Brasil, que residem no Japão por migração de seus pais, é cada vez maior e a oferta de obras disponíveis por lá, em contrapartida, muito escassa.

     

    "no Japão temos a 2ª maior comunidade brasileira no mundo. Muitos brasileiros estão fazendo faculdades via EAD aqui, mas o nosso grande problema é que viemos ao Japão quando éramos adolescentes e perdemos muito contato com a escola brasileira. Hoje, o grande problema da comunidade no Japão é a língua portuguesa e para quem está fazendo faculdade, os resumos, resenhas e a bendita monografia ou o tcc são os grandes terrores. Um professor amigo no Brasil indicou os seus livros e é muito gratificante para nós termos acesso a eles via e-book. Compartilharei a novidade com meus amigos."

    Alex tem 33 anos, é Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Betel Japonês, mora em Chita-gun, Aichi desde a adolescência, é casado e pretende voltar para o Brasil em 2 ou 3 anos para continuar estudando.

     

    quero fazer convalidação do meu Diploma para reconhecer pelo MEC. E fazer depois da convalidação, uma pós-graduação em Filosofia" (já no Brasil).

    Como um bom brasileiro, mesmo que do outro lado do mundo, Alex sente falta do "Calor humano!, comidas típicas, MPB." e deixa um desabafo:

    "Que o Governo Brasileiro olhasse mais para todos os brasileiros no Exterior e nos ajudasse a conseguir bolsas integrais para alguma faculdade via EAD. Pós-graduações, Mestrados, etc.."

     ???? aos nossos livros, Alex!

     

     

  • Postado por editora em Atualidades, Destaques em 18/11/2014 - 12:37

    Um dos maiores projetos do nosso novo site é a seção de Ebooks de Editoras Parceiras.

    Nesse novo ambiente, dedicado à produção editorial de instituições de ensino de todo o Brasil, temos a possibilidade de compartilhar o conhecimento de forma rápida, eficaz e mais barata, com a disponibilização de obras dos mais variados assuntos, sempre no formato digital.

    O IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - é uma das primeiras instituições que decidiram estabelecer essa grande parceria conosco e já possui mais de 15 obras disponíveis nesta seção, com abordagens que visam, sobretudo, facilitar a tarefa de aprendizagem, estimulando assim as vocações de jovens estudantes.

    Instituição de pesquisa de renome internacional em Matemática e suas aplicações, o IMPA tem um papel de vanguarda no Brasil e na América Latina, tanto pela excelência da sua pesquisa como pela sua atuação na formação de jovens cientistas e na difusão da Matemática, oferecendo uma série de programas de graduação, pós graduação, mestrado e doutorado, que vêm obtendo grau máximo na avaliação da CAPES desde o início de suas atividades.

    Além dessa atuação, possui programas de iniciação científica, com o objetivo de despertar vocações e propiciar um melhor preparo para uma futura pós graduação, bem como especiais de verão para professores e alunos de outras instituições.

    E, agora, através da nova seção do nosso site, o IMPA oferece grande parte de suas publicações para todos os interessados, o que nos deixa muito orgulhosos e confiantes com esse projeto.

    Confira todas as publicações da instituição disponíveis em ebook em editora.fgv.br/impa

     

     

    Arquivos:
  • Postado por editora em Atualidades, Destaques, Entrevistas em 14/11/2014 - 12:06

    A história do tempo presente tem mobilizado segmento expressivo da comunidade de historiadores no plano nacional e internacional. Inscreve-se em um movimento mais amplo de renovação historiográfica que trouxe consigo revitalização da história política, ampliação do uso de fontes, valorização da interdisciplinaridade, maior diálogo com as ciências sociais, recusa de explicações deterministas e totalizantes, valorização de atores individuais e coletivos, relação dialética entre história e memória.
    Esse movimento é também demarcado por importante reflexão epistemológica que enseja densas análises referentes às especificidades teóricas e metodológicas desse novo fazer histórico. A eleição do tempo presente como temporalidade nuclear de pesquisas e análises é recente e, portanto, fértil em suas possibilidades de construção de uma forma inovada de conhecimento histórico que pressupõe redimensionamento do campo da história, da construção de abordagens, das noções de espacialidade, além de fértil construção de estratégias dialogais com diferentes áreas de conhecimento. Essas são necessariamente questões complexas em suas múltiplas dimensões. Sugerem a necessidade de um esforço reflexivo crescente e aprofundado que, além do enfoque teórico, considere resultados de pesquisas, traduzidos em uma escrita da história que visita o passado recente das sociedades em uma dinâmica inter-relacional de temporalidades.
    O livro História do tempo presente, organizado pelas professoras Luciliade Almeida Neves Delgado e Marieta de Moraes Ferreira, objetiva contribuir para a reflexão de historiadores, estudantes de história e profissionais de áreas de conhecimento afins à história que se dedicam a estudos sobre a história do tempo presente, com ênfase na história política. Nesse sentido, além de resultados de pesquisa e da apresentação de interpretações sobre experiências históricas específicas, incorpora reflexões sobre a peculiaridade da história política no tempo presente, considerando, inclusive, a inflexão paradigmática que marcou os últimos 40 anos no campo das ciências humanas e sociais.
    Nesse sentido, a concepção do livro prioriza as seguintes abordagens sobre a história do tempo presente: campo constitutivo e temporalidade, pluralidade de fontes e de procedimentos de pesquisa e diversidade de temática.

    Conversamos com a professora Lucilia. Confira a entrevista:

    Qual é a principal contribuição da obra para a disseminação do tempo presente como um campo importante da história?

    A obra, além de integrada a um movimento de renovação historiográfica caracterizado por ampliação e diversificação do uso de fontes, valorização da interdisciplinaridade, maior dialogo com as ciências sociais, apresenta análises sobre o estatuto teórico e metodológico do tempo presente e também resultados de experiências pesquisa que elegeram o presente, como temporalidade nuclear das investigações realizadas.

    Quais temas fazem parte do campo de pesquisa da História do tempo presente?

    Além de uma história política, renovada e atualizada a pesquisa da História do tempo presente engloba diversidade temática ampla, incorporando objetos tais como: mundo do trabalho, educação, memória social e individual, mídia, movimentos sociais, gênero, cultura, liturgias do poder, questão fundiária, saúde,  religiosidades, entre outros.

    Qual a importância social do historiador do tempo presente?

    O historiador do tempo presente inserido na realidade social na qual vive, pode contribuir  para:  o registro de narrativas da memória (história oral), .  o diálogo interdisciplinar da história com outras áreas do conhecimento e subsidiar reflexões e análise sobre o mundo no qual estamos inseridos.

     

    História do tempo presente

    Lucilia de Almeida Neves Delgado e Marieta de Moraes Ferreira

  • Postado por editora em Atualidades, Destaques em 10/11/2014 - 10:56

    Desenvolvemos o nosso novo site com o propósito de oferecer a melhor experiência de navegação aos nossos leitores e visitantes.

    O visual mais claro, moderno e intuitivo foi uma das maiores preocupações que tivemos durante sua criação, com atenção especial para a praticidade e a harmonia dos banneres e ícones de busca seletiva.

    As informações estão mais claras e a navegação mais fácil e rápida.

    A busca está otimizada e já é possível localizar a obra de interesse digitando qualquer palavra relacionada ao título ou ao autor do livro, sem precisar selecionar o tipo de opção.

    Entre as principais novidades desta nova versão estão a área especial para imprensa, os espaços para divulgação de eventos e de inserções na mídia, a seção de ebooks gratuitos e a seção de ebooks de editoras universitárias parceiras.

    Todas as informações sobre as formas de compra, acesso ao conteúdo digital, vendas especiais e dúvidas diversas estão descritas de forma objetiva em seus respectivos links.

    Queremos, neste novo ambiente, estar cada vez mais próximos dos nossos leitores, compartilhando de forma prática todo o conhecimento reunido nas nossas publicações e, agora também, nas obras de outras editoras que firmaram parceria conosco.

    Navegue pelo nosso novo site e conte-nos o que achou.

    Seja muito bem-vindo!

    editora.fgv.br

    Arquivos: