A razão e o voto

"Em “A razão sem voto”, publicado neste livro, Luís Roberto Barroso nos convida para um estimulante diálogo sobre o papel constitucional do Judiciário, mais especificamente do Supremo Tribunal Federal. O faz de uma forma ao mesmo tempo provocadora e generosa. Provocadora, pois as ideias  colocadas em discussão se contrapõem a alguns dos cânones da teoria constitucional. Generosa porque se dispõe a debater de forma aberta e objetiva sua descrição das operações teóricas, políticas e morais que estruturam as decisões do Supremo Tribunal Federal nos dias de hoje. Mais do que  debater, Luís Roberto Barroso parece determinado a submetê-las a teste. Desde que começou a dar conhecimento público de seu mais recente texto, em diversos encontros e conferências, abriu-se a um debate franco com seus interlocutores, ainda que para ouvir críticas às suas proposições.

Daí ter se demonstrado animado com o convite para submeter seu texto a um escrutínio estrito, para usar o jargão da Suprema Corte Norte-Americana, por parte de colegas de academia, alguns deles seus ex-alunos. Importa dizer que o critério para a convocação desses colegas foi a expectativa de que se engajariam num diálogo sincero, robusto e construtivo.

Para que o leitor tenha uma clara compreensão da empreitada que redundou neste livro, algumas informações podem ser úteis. O projeto envolveu a cooperação de professores dos programas de pós-graduação em direito da Uerj, PUC-SP, PUC-RS, UFPR, FGV Direito Rio e FGV Direito SP. Todos 
foram convidados a reagir ao texto “A razão sem voto: o Supremo Tribunal Federal e o governo da maioria”, produzindo um ensaio curto e que dialogasse diretamente com as ideias do autor. Esses ensaios foram previamente encaminhados a todos os participantes do projeto, que se reuniram em um seminário na FGV Direito SP, para uma intensa jornada de debates. Após a apresentação de cada um dos ensaios, em que deveriam ser destacados apenas os pontos essenciais do diálogo, a palavra era franqueada inicialmente a Luís Roberto Barroso e, posteriormente, a todos os membros do colóquio.
Findo o encontro, a cada um dos participantes, inclusive Luís Roberto Barroso, foi dado um prazo para que pudessem enriquecer seus respectivos textos a partir das críticas e proposições debatidas ao longo do seminário."

 

Confira a resenha publicada pela Revista Quatro Cinco Um na edição de março/2018.

 

Ou acesse: http://revista451.com.br/conteudos/visualizar/O-STF-diante-do-espelho

 

A razão e o voto: diálogos constitucionais com Luís Roberto Barroso

Organizadores: Oscar Vilhena e Rubens Glezer

Editora FGV | FGV Direito SP

Impresso: 96,00

Ebook: 68,00

 

LANÇAMENTO EM 2 DE ABRIL

Sessão de autógrafos com os organizadores Oscar Vilhena, Rubens Glezer e o Ministro Luís Roberto Barroso.

 

 

 

Este conteúdo foi postado em 26/02/2018 - 09:23 categorizado como: sem categorias. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentar