Quase todos

O professor de direto da Fundação Getulio Vargas e autor de inúmeras obras na área jurídica, Joaquim Falcão, apresenta ao leitor seu mais recente livro e mostra uma outra face, mais artística, literária e jornalística, que a encontrada em seus livros de direito.
Em Quase todos, Falcão faz um resgate e apresenta ao leitor alguns (ou quase todos) dos principais agentes da cultura de Pernambuco como atento observador, além de personagem atuante dessa cena.
Ele registra a intensa criatividade cultural pernambucana na música, na literatura, nas artes plásticas, no artesanato, na política cultural e na produção cinematográfica, reunindo textos publicados em jornais, livros e catálogos entre os anos de 1982 e 2013.
Nas palavras do autor, a obra é um 'work in progress', já que "dificilmente se escreve, ou se descreve, a vida cultural de Pernambuco" de uma só vez.
Uma edição especial e de poucos exemplares, 'Quase todos' é uma verdadeira homenagem aos artistas e intelectuais pernambucanos, partida de Olinda para todo o Brasil.

Confira um trecho da apresentação da obra feita pelo próprio autor:

  "Convivi com artistas, intelectuais, escritores de Pernambuco, desde o final da década de setenta. Quando fui morar em Olinda, terra de meus avós, minha mãe e meus filhos.
Primeiro na ladeira da Misericórdia e depois na rua de São Bento, na casa que foi de João Fernandes Vieira, o contratador, que combateu os holandeses. Convivo até hoje.
Muitos se tornaram amigos de vida inteira. Alguns me pediam que escrevesse prefácios para seus livros, apresentações para suas exposições, análises para sua produção.

Pouco depois comecei quase todosa contribuir regularmente para o Jornal do Commercio do Recife, a convite de João Carlos Paes Mendonça, além da Folha de S.Paulo, onde sempre estive. Intercalei a análise política jurídica de nossas instituições com o perfil dos líderes da vida cultural e artística pernambucanas. Foi um privilégio. Até hoje.
Talvez, neste livro, falte um ou outro, com certeza faltará. Falta por exem
plo o reinventor do frevo, Alceu Valença. Falta Chico Science. Mas dificilmente se escreve, ou se descreve, a vida cultural de Pernambuco sem encontrar estes escritores, artistas, intelectuais.
Quase todos estão aqui.
E muitos ainda vão estar. São os verdadeiros autor
es. Estrelas no azul do céu da cultura de Pernambuco, como muito bem ilumina a capa de Manuel Falcão.


No começo, havia um tema comum, que eu procurava encontrar, e encontrava, nos quadros, nas aquarelas, nos textos, nos gestos de cada um. Era o tema da liberdade. A ânsia da democracia. Estávamos começando a redemocratização. Não havia outra missão possível. Era uma maneira de se anunciar e defender um novo futuro, a nova modernidade, que, afinal, chegou com a constituição de l988. Depois as análises se centraram nas relações entre a obra, que o público conhecia, o criador, que eu conhecia e conheço, e o Brasil que ambos queremos."

 

Quase todos

Joaquim Falcão

R$60

Categorias: 

Arquivos: 

Este conteúdo foi postado em 05/05/2014 - 13:27 categorizado como: Atualidades. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentar