O negócio do vinho

Entre os anos de 2003 e 2012 as importações brasileiras de vinhos cresceram de 29,3 para 79,5 milhões de litros (mais de 170%) de acordo com dados da Uvibra e Ibravin. A corrente mundial do comércio de vinhos evoluiu de aproximadamente 7,0 para 10,30 bilhões de litros (mais de 45%) entre 2002 e 2011.

Estes números do mercado mundial vinícola, associado ao potencial e ao crescimento constante do mercado brasileiro, explicam porque países como Chile, Argentina, Itália, Portugal e França têm investido tanto na divulgação de seus produtos no Brasil.

As consequências visíveis desta intensa movimentação nos negócios do vinho é a presença de aproximadamente 350 importadoras e cerca de 40.000 rótulos de 32 países hoje disponíveis para o consumidor em lojas especializadas, nos supermercados, nas cartas dos restaurantes, além do avanço do enoturismo.

Exatamente nesse contexto que o curso Wine Business: o Negócio do Vinho vem preencher uma lacuna existente na formação de empreendedores e profissionais com capacitação específica para atuar nos canais de distribuição, comercialização e divulgação de vinhos, bem como aprimorar conhecimentos que viabilizam o desenvolvimento de novos negócios no setor.

Conversamos com o coordenador do curso Wine Business: o Negócio do Vinho, Prof, Valdiney Cesário Ferreira, e tivemos acesso a algumas informações especiais. Confira:

vinhoEste curso tem um foco bastante claro.

Buscamos profissionais que atuem no negócio do vinho em suas várias etapas:  produção, indústria, comércio e ensino, para formar e auxiliar empreendedores  que desejem atuar de maneira mais profissional e com ampla visão desse mercado, além de pessoas interessadas em adquirir conhecimentos que aumentem sua compreensão sobre a história do vinho, os diferentes tipos e estilos existentes e as melhores relações qualidade-preço.

O conteúdo é tratado, basicamente, para a gestão de negócios, mas a história do vinho, sua importância na atualidade, a produção, desde a uva até garrafa...... enologia/vinicultura, são pontos importantes abordados neste curso, com uma preocupação em informar sobre a importância e representação do vinho para a sociedade.

Afinal de contas, são 7000 anos de existência desse produto.

Saiba mais sobre este curso em FGV Empresarial.

 

Categorias: 

Arquivos: 

Este conteúdo foi postado em 28/08/2013 - 20:09 categorizado como: Atualidades, Eventos. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentar