O Bolsa Família e a social-democracia

No mês de aniversário de 10 anos do Programa Bolsa Família, que alcança hoje cerca de 50 milhões de brasileiros, a Editora FGV lança o livro da jornalista Débora Thomé, mestre em ciência política. Na obra, recorrendo a informações tanto da política quanto da economia, a autora estabelece uma forte relação entre as políticas social-democratas e o Bolsa Família, defendendo o papel fundamental da política na formulação e na implementação das políticas públicas.

Para Thomé, não é apenas a economia que dita os rumos de um país. “A política importa e faz diferença, pois ainda é nesta arena que ocorrem o debate, a resolução de conflitos e o estabelecimento de agendas em busca do desenvolvimento econômico e social." E mais: "A despeito de todas as restrições econômicas, a política continua viva; vivíssima. E, em uma democracia representativa, são os partidos que permanecem como o canal capaz de verter as diferentes opções de agenda. Isso tanto em seus mandatos no Executivo, quanto no Legislativo."

O livro traz um histórico da social-democracia na Europa e das políticas de bem-estar lá implementadas desde o início do século XX. A partir daí, apresenta e discute diversas ações de proteção social adotadas ao longo da história do Brasil. O Bolsa Família é analisado com destaque no livro, como um exemplo da experiência social-democrata no país.

A social-democracia tinha por base a existência do capitalismo, mas com a aplicação de políticas públicas a fim de minimizar os efeitos do mercado. Ela, porém, perdeu espaço durante a década de 1970, com a preponderância de políticas liberais. Nos anos 1990, com a chegada de governos de esquerda ou centro-esquerda ao poder em alguns países da América Latina, os programas de proteção social passaram a ser uma política fundamental na região.

Responsável por parte relevante da queda da desigualdade e da pobreza nos anos recentes no Brasil, se o Bolsa Família ainda discute caminhos para as tão faladas portas de saída, acabou sendo a porta de entrada de milhões de brasileiros no mundo da cidadania e do consumo, bem como transformou as preferências eleitorais. Entender melhor o que diz a teoria clássica e os analistas contemporâneos ajuda a contextualizá-lo no mundo das diversas opções de políticas sociais.

Confira a matéria da autora do jornal O Globo deste último domingo:

Debora1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Debora2bolsa_familia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Bolsa Família e a social-democracia

Coleção FGV de Bolso - Série Sociedade & Cultura

R$20

Categorias: 

Arquivos: 

Este conteúdo foi postado em 28/10/2013 - 13:15 categorizado como: Atualidades, Entrevistas, Eventos. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentários

Muito importante essas comemorações dos 10 anos do BOLSA FAMÍLI, realmente é um programa de repasse de RENDA PARA AS FAMÌLIAS QUE VIVEM NA ETREMA LINHA DE POBREZA> A
Um programa e uma data especial que merece a comemoração pelos resultados obtidos na melhoria de vida de uma parte importante da sociedade brasileira. Agora necessita-se investir urgente na Educação e Capacitação dos Jovens e das Famílias atendidas pelo programa, pois a falta de mão de obra qualificada afeta 65% das empresas, diz CNI http://ow.ly/qg0yB do outro lado o país tem milhões de jovens em busca do primeiro emprego.

Comentar