O 'B' de Brics e sua pauta

Durante a realização da próxima cúpula dos Brics, que acontecerá na Rússia no mês de setembro, o Brasil deverá apresentar sua pauta para a reunião seguinte e, conforme avaliação do coordenador da Escola de Ciências Sociais da FGV, Oliver Stuenkel, esta será uma grande oportunidade de mostrar quais são os temas que importam ao país.

Uma das maiores dificuldades para o bloco avançar geopoliticamente é exatamente o encontro de uma agenda que reúna os diversos interesses dos países que o compõe e, além deste obstáculo, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ainda não tem potencial para criar uma multipolaridade econômica exigida principalmente após a crise de 2008.

De acordo com Guilherme Casarões, professor de Relações Internacionais da FGV, "Ainda é cedo para dizer qual o tipo de caráter que o bloco pode ter. De qualquer modo, ainda falta a definição de uma agenda mais sólida e duradoura. O caráter diverso entre si de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul é justamente a maior dificuldade de congregação dos interesses".

Para entender melhor a composição desse bloco e sua estratégia de política externa e o posicionamento do Brasil como o B de Brics, indicamos os títulos “Os Brics e a ordem global”, da coleção FGV de bolso e “Democracia, mercado e estado: o B de Brics”, disponíveis nos formatos impresso e eBook no site da Editora FGV.

Categorias: 

Arquivos: 

Este conteúdo foi postado em 10/04/2013 - 15:04 categorizado como: Atualidades. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentar