Dia Mundial de Liberdade de Imprensa

 ?? Quase toda semana, a UNESCO registra a morte de mais um jornalista em decorrência de sua atividade profissional;

 ?? Apenas em 2012, a UNESCO condenou o assassinato de 121 profissionais da mídia;

 ?? Durante a última década, mais de 600 jornalistas foram assassinados em todo o mundo;

 ?? As últimas pesquisas demonstram que, em média, não mais do que um entre dez crimes contra jornalistas é levado aos tribunais e punido;

 ?? Frequentemente as mídias enfrentam a censura, o fechamento forçado e a suspensão de atividades, e os jornalistas continuam a ser perseguidos, atacados, presos e assassinados.

Fonte: UNESCO

“Falar sem medo: assegurando a liberdade de expressão em todas as mídias” é o tema da conferência internacional sobre a liberdade de imprensa deste ano, onde serão discutidos a garantia da segurança de jornalistas e profissionais da mídia, o combate à impunidade de crimes contra a liberdade de imprensa e a segurança online.

Neste 20º aniversário do Dia Mundial de Liberdade de Imprensa a UNESCO lançará a publicação “Pressing for Freedom”, que analisa a revolução ocorrida nas redações nas últimas duas décadas, com o crescimento do ciclo de notícias transmitidas 24 horas por dia, blogs, redes sociais, podcasts, webcasts, jornalismo cidadão, e menciona que esses desenvolvimentos ainda não abriram caminho para um maior respeito pelas liberdades básicas.

 

A Editora FGV possui vários títulos relacionados à imprensa. Confira alguns:

Políticas públicas para radiodifusão e imprensaMídia e deliberaçãoRepórteres e reportagens no jornalismo brasileiroDemocracia e regulação dos meios de comunicação em massa

Categorias: 

Arquivos: 

Este conteúdo foi postado em 03/05/2013 - 14:23 categorizado como: Atualidades. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentar