9 de agosto | Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo

Desde 1995, a ONU instituiu o dia 9 de agosto para celebrara o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo.

Com a busca de garantia de melhores condições de vida e aplicação efetiva de seus direitos, como o do resgate de sua cultura e o direito à terra, grupos indígenas iniciaram diversas reuniões em Genebra que deram origem à Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e ao registro desta data de celebração.

Os impactos sofridos pelos aborígenes e a promoção da manutenção de sua cultura pelo mundo como patrimônio cultural e histórico são outros pontos destacados e defendidos nesta Carta que, apesar de extremamente necessária e importante, ainda não garante a defesa de todos esses direitos.

O Brasil também fez parte do movimento através de líderes indígenas que se envolveram nesses debates, mas muito ainda precisa ser definido em território nacional.

Quer conhecer a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas?

Acesse: http://www.un.org/esa/socdev/unpfii/documents/DRIPS_pt.pdf

indio

Aproveite e conheça também alguns títulos da Editora FGV relacionados ao tema:

Os índios na história do Brasil

Metamorfoses indígenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro

Categorias: 

Arquivos: 

Este conteúdo foi postado em 09/08/2013 - 11:51 categorizado como: Atualidades. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentários

Quando, no futuro os seus netos for pesquisar no GOOGLE. Eles vão lhes perguntar: - Oh! Vovô, por que você não deu conta desse extermínio lento dos índios? E sua consciência vai sentir gosto amargo em saber que os índios por mais 500 anos sofreu injustiças, violências e opressões e outras brutalidades. O Brasil de hoje, se transformou num exemplo de democracia para a América Latina. Mas, persiste esta chaga. Portanto, uma criação de uma Secretaria Nacional dos Povos Indígenas . http://www.avaaz.org/po/petition/Secretaria_Nacional_dos_Povos_Indigenas/?fgsJddb&pv
# ÍNDIOS - A saída é assinar a Petição: Secretaria Nacional dos Povos Indígenas do Brasil. As demandas indígenas perdem espaço da política. Índios não têm representação Nestas eleições, apenas 80 indígenas se candidataram aos cargos de deputado estadual e federal, e três pleitearam vagas no Senado. Quantos foram eleitos? Foram 514 anos de enganação Jurídica do ESTADO? http://lnkd.in/bwvqDi8

Comentar