Ensino de história

Com o objetivo de promover um diálogo produtivo entre discussões da historiografia e do ensino de história, lançamos o livro Ensino de história: usos do passado, memória e mídia, organizado pelos professores Marcelo Magalhães, Helenice Rocha, Jayme Fernandes Ribeiro e Alessandra Ciambarella.

Os autores Temístocles Cezar, Helenice Rocha, Maria Lima, Angela de Castro Gomes, Jayme Fernandes Ribeiro, Aléxia Pádua Franco, Flávia Eloisa Caimi, Júnia Sales Pereira, Alessandra Ciambarella, Eucidio Pimenta Arruda e Rodrigo Bonaldose se debruçam sobre temas originais para pensar o ensino da história como prática social e promovem, nesta obra, um debate entre os antigos e os novos públicos da História, relacionando os usos do passado, as estratégias da memória e as mídias às necessidades da história ensinada em ambiente escolar.

De acordo com a professora Helenice, uma das organizadoras, "Este livro é resultado da preocupação com os usos e a circulação social da história dentro e fora dos espaços formais, através de objetos culturais e mídias que evocam o passado. Reúne artigos de um conjunto diversificado de estudiosos que historicizam os usos escolares e não escolares do passado."

Confira um trecho da apresentação:

"As inter-relações entre o ensino de história e a sociedade são muitas, apontando para diversas direções. O movimento de disseminação do conhecimento histórico, que pode se iniciar no universo da pesquisa e de sua comunicação científica, é interminável. Passa por sua apropriação pela escola e demais instâncias do social e chega ao conjunto de produtos culturais que são apreciados pelos diversos grupos sociais, inclusive pelos pesquisadores, que alimentam, entre outros agentes, o que podemos denominar espiral da cultura histórica, tal como Carlos Vogt propõe para a cultura científica. Estabelecido o paralelo, podemos considerar a existência de diferentes esferas na espiral da cultura histórica de acordo com seus agentes e públicos e suas formas de expressão, passando pela esfera acadêmica, escolar, da divulgação para o público em geral ou mobilizada em reivindicações junto ao Estado estabelecido juridicamente.
Parte das manifestações da cultura histórica, nessa espiral, chega à aula de história. Nos livros didáticos, em outros recursos que professores buscam e transformam, em objetos que os próprios alunos levam para a aula, como curiosidades ou resultados de pesquisa. Os produtos relacionados com a história são concretizados visando à democratização do conhecimento e ao entretenimento.
Às vezes, visam trazer histórias ao grande público que funcionam como argumentos em favor de direitos, ou do dever ético de memória.
Em todos os casos, estabelecem relações entre o passado e o presente, no uso de produtos que evocam o passado.
Este livro se propõe fazer um passeio por algumas das diferentes alternativas postas na relação entre o ensino de história e outros usos do passado, em especial com os produtos da mídia contemporânea que evocam ou utilizam o passado, entre a história e a memória. Trabalhar com a relação entre passado e presente é um desafio permanente. Se tratamos a história como um diálogo entre eles, como a aula pode ser entendida pelos alunos sem essa dimensão dialógica? Como compreender o passado sem, em nenhum momento, pensarmos as questões do presente? Dessa forma, se partimos da compreensão do passado como algo múltiplo e constantemente reavaliado e reconstruído, inclusive na expressão dos produtos culturais que o evocam, a aula de história também deve ser pensada em sua multiplicidade, em suas inúmeras possibilidades, num diálogo permanente entre o tempo vivido no presente e as diversas formas de apreensão e interpretação do passado, por alunos e professores.
Nesse sentido, a relação passado–presente condiciona não somente a visão de mundo dos professores de história, mas sobretudo suas práticas de ensino e de pesquisa, suas escolhas teóricas e metodológicas, suas relações no ambiente escolar, enfim, seu cotidiano na sala de aula. Da mesma forma, a escola e suas múltiplas dimensões não se encontram dissociadas das escolhas políticas de quem a constitui, sejam alunos, professores, sociedade, Estado, gestores ou pensadores sobre a educação. Assim, se compreendemos que, para a construção do conhecimento histórico, o tempo presente é um elemento fundamental para a análise que construímos do passado, ele vai atuar também na maneira como os professores vão pensar seu ensino."
Ensino de história: usos do passado, memória e mídia

O livro será lançado na Livraria da Travessa, dia 11 de dezembro.  Todos convidados!

Ensino de história: usos do passado, memória e mídia

R$47

Este conteúdo foi postado em 04/12/2014 - 09:14 categorizado como: Atualidades, Destaques. Você pode deixar um comentário abaixo.