'O futuro da Terra': 25% dos peixes já dizimados

Aos 80 anos, Herch Moyses Nussenzveig concorre ao seu terceiro Prêmio Jabuti. O livro O futuro da Terra, organizado por ele, é um dos finalistas da categoria Ciências Naturais, na 54a edição do prêmio. Reunindo artigos escritos por eminentes cientistas brasileiros, a obra discute origens do aquecimento global, seus impactos na produção de alimentos e energia, as repercussões das mudanças climáticas no país e que medidas devem ser adotadas para mitigar esses efeitos.

Ao longo desta semana, vamos destacar trechos do livro. Confira:

Os recursos do planeta estão sendo consumidos numa taxa 20% acima da taxa viável de reposição. Metade dos rios encontra-se gravemente poluída e um quarto dos estoques de peixes já foi dizimado.

A probabilidade de uma elevação catastrófica de temperatura – acima de 7 graus Celsius, o que tornaria irreconhecível toda a face da Terra – é de 10%.

Estudos, muitas vezes financiados pela indústria de combustíveis fósseis e políticos por ela sustentados, procuram contestar o aquecimento global, mas a realidade acaba prevalecendo sobre a propaganda".

H. Moyses Nussenzveig

Categorias: 

Arquivos: 

Este conteúdo foi postado em 25/09/2012 - 20:43 categorizado como: Atualidades. Você pode deixar um comentário abaixo.

Comentar